Sobre o mote ‘o risco é real, sê o herói deste verão’, a Federação das Associações Juvenis do Distrito de Santarém (FAJUDIS), desenvolveu na Praia Fluvial da Aldeia do Mato, em Abrantes, uma ação de proximidade e de sensibilização dos jovens para o cumprimento das regras de distanciamento social e de desconfinamento, no contexto da pandemia de covid-19.
A ação, desenvolvida no sábado, 11 de julho, um dia de muito calor e numa praia fluvial que estava no seu limite de capacidade, com cerca de 300 pessoas, decorreu no âmbito da campanha nacional da Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), ‘Desconfinar Jovem – A tua causa’.
No terreno estiveram várias equipas da FAJUDIS, a par do seu presidente, Miguel Carvalho, representantes das autarquias de Abrantes, Entroncamento e Aldeia do Mato, e do IPDJ, que durante algumas horas dialogaram com os muitos jovens presentes, transmitindo boas práticas e auscultando os seus testemunhos. Na ocasião, foram ainda distribuídas máscaras cirúrgicas e almofadas de praia, tal como em todos os locais onde decorreram ações a nível nacional.
No distrito de Santarém a FAJUDIS foi a Federação responsável pela implementação do denominado ‘action day’.
No total, foram mais de 200 os voluntários que participaram no sábado em todo o país na iniciativa de sensibilização sobre desconfinamento em segurança, durante a pandemia de covid-19, distribuindo em simultâneo máscaras em 20 cidades, em ação que contou com o apoio do Presidente da República.

Mais de 200 voluntários participaram em ações de sensibilização sobre desconfinamento
Com o slogan “O risco é real, sê o herói deste Verão”, a ação nacional promovida pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) foi realizada em simultâneo em 20 cidades do continente e ilhas, e envolveu 24 federações regionais/distritais e associações juvenis na distribuição de máscaras de proteção em praias litorais e fluviais e parques, tendo contado ainda com a participação de vários secretários de Estado.
Segundo a FNAJ, “a ação pretende alertar para as medidas de segurança a ter nesta fase de pandemia e comprometer os jovens no combate à covid-19, posicionando-os como agentes de saúde pública”.
A ação contou com 235 jovens voluntários de federações e associações de todo o país, distribuídos por 25 brigadas, e com a presença de alguns governantes.
“Nesta altura de desconfinamento, com esta campanha da rede associativa juvenil, pretendemos envolver os jovens numa causa que é de todas as gerações. Assim, a FNAJ está a reforçar a comunicação entre pares, para aumentar a segurança e diminuir comportamentos de risco neste contexto de pandemia, fazendo da juventude parte da solução desta provação global”, lê-se, em comunicado.
A FNAJ afirma perceber que “passado tanto tempo em isolamento, com a chegada do período de férias e com as interdições impostas sem soluções equivalentes tudo se complica, mas isso não quer dizer que os jovens não possam sair, estar com os amigos e divertirem-se em segurança”.
“Por isso, sem moralismos ou paternalismos, estamos a desafiar os jovens a serem os heróis deste verão comprometendo-os e consciencializando-os para gestos que fazem toda a diferença na segurança de todos – sobretudo dos mais vulneráveis. Além disso, queremos alertar para o uso consciente das máscaras e para o impacto ambiental que pode ter uma máscara largada no chão, além do perigo para a saúde pública”, refere Tiago Manuel Rego, presidente da FNAJ, na nota.
O comunicado adianta que a atividade de sensibilização surge no âmbito da campanha “Desconfinar Jovem – A Tua Causa”, que visa promover as associações juvenis como espaços seguros para atividades recreativas, culturais e desportivas neste contexto de pandemia, assim como ajudar os mais novos a voltar às rotinas com total segurança.
Além desta ação nacional, a campanha envolve também uma ação digital com a partilha de boas práticas e um manual de recomendações para reabertura dos espaços associativos, lançado recentemente em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.
A campanha contou ainda com o contributo do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que, num vídeo de apoio à iniciativa, apela para que os jovens usem a criatividade e imaginação para este período de desconfinamento, que exige de todos também um forte sentido cívico.