O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo registou no Entroncamento um novo caso de infeção por covid-19 nas últimas 24 horas. Até hoje, e desde o dia 16 de março, há a registar no ACES Médio Tejo 323 casos de infeção em 225 mil habitantes, 197 pessoas recuperadas do vírus (62%), 111 casos ativos e 15 óbitos declarados.
O ACES Médio Tejo regista hoje um total de 323 pessoas infetadas (+1), 197 recuperadas (-), 57 em vigilância ativa (+7), e 15 óbitos (-). Nos 11 concelhos do ACES Médio Tejo, o município de Ourém é o que regista maior número de casos positivos (111), seguido de Torres Novas (61), Abrantes (44), Entroncamento (35), Tomar (27), Alcanena (22), Vila Nova da Barquinha (8), Mação (7), Constância e Ferreira do Zêzere (3) e Sardoal (2).
No ACES Médio Tejo, Torres Novas é o concelho com mais pessoas em vigilância ativa (16), seguido do Entroncamento (13), de Ourém (8), Abrantes e Tomar (7), Vila Nova da Barquinha (3), Alcanena (2) e Mação (1).
Com os sete casos registados no ACES Pinhal Interior Sul, onde se inclui Sertã (6 casos) e Vila de Rei (1 caso), a região do Médio Tejo soma um total de 329 casos de covid-19, 204 pessoas recuperadas e 15 óbitos. O ACES do Pinhal Interior Sul apresenta um total acumulado de 18 casos positivos, sendo seis (6) deles na Sertã (dois dos cidadãos não residem na Sertã mas têm ali a sua morada fiscal) e um (1) em Vila de Rei.
Em todo o Médio Tejo, há 181 casos de infeção registados no período pós-confinamento, mais 32 do que os reportados na fase inicial de contenção da doença.
No Alto Alentejo, Ponte de Sor apresenta dois casos positivos, tendo os dois cidadãos já recuperado da doença. O relatório da DGS soma mais três casos mas são relativos a pessoas que não residem no concelho e que não atualizaram a sua residência fiscal. Gavião continua sem registar casos de covid-19.
Na Lezíria do Tejo, a Chamusca mantém um registo acumulado de nove doentes, entre os quais um óbito a lamentar. A Golegã tem três casos confirmados. No total, a região da Lezíria soma 24 óbitos, dos quais 12 em Santarém. A Lezíria do Tejo apresenta um total acumulado de 628 doentes, dos quais 223 casos no concelho de Santarém, segundo dados da Rede Regional.
O distrito de Santarém soma, assim, 951 casos (628 na Lezíria do Tejo e 323 no ACES Médio Tejo), e um total de 39 óbitos (24 na Lezíria e 15 no ACES Médio Tejo). A Lezíria do Tejo apresenta um total de 505 doentes recuperados e o ACES Médio Tejo tem 197, o que dá um total de 702 pessoas recuperadas do vírus.
Covid-19 | Portugal regista mais dois mortos e 135 novos infetados
Portugal regista hoje mais duas mortes e 135 novos casos de infeção por covid-19, em relação domingo, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim, desde o início da pandemia até hoje registam-se 48.771 casos de infeção confirmados e 1.691 mortes.
Lisboa e Vale do Tejo, onde há mais surtos ativos, regista hoje 24.369 casos, 108 mais do que no domingo. Em termos percentuais, nas últimas 24 horas, o aumento de óbitos foi de 0,1% (passou de 1.689 para 1.691) e o de casos confirmados de 0,3% (de 48.636 para 48.771).
Lisboa e Vale do Tejo é a região onde o aumento dos casos continua a ser mais significativo, contabilizando 80% dos novos casos, com 108 dos 135 contabilizados. Foi também na zona de Lisboa que ocorreram os dois casos mortais registados nas últimas 24 horas.
Em número de casos, Lisboa e Vale do Tejo lidera com 24.369, seguida pela região Norte (18.356, com 28 novos casos), a região Centro (4.361, com sete novos casos), o Algarve (790 e 10 casos novos) e o Alentejo (635, mais nove casos).
c/LUSA