Depois de dois dias sem novos casos de infeção por covid-19, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo registou nas últimas 24 horas um novo caso de doença, desta vez em Torres Novas. Desde o início da pandemia, e nos cerca de 230 mil habitantes, os 11 municípios apresentam um total de 482 pessoas infetadas (0,2% dos cerca de 230 mil habitantes), das quais 334 já recuperaram da doença (69.4%) e há hoje 70 pessoas em vigilância ativa.
Nos 11 concelhos do ACES Médio Tejo, Tomar regista um total de 135 casos positivos, seguido de Ourém (115), de Torres Novas (65), Abrantes (51), Entroncamento (45), Mação (25), Alcanena (22), Vila Nova da Barquinha (10), Ferreira do Zêzere (8), Constância (4) e Sardoal (2). O ACES Médio Tejo regista hoje um total acumulado de 482 pessoas infetadas (+1), 334 recuperadas (-), 70 pessoas em vigilância ativa (+5) e 15 óbitos (-).
Os municípios do Entroncamento e de Torres Novas são os que têm hoje mais pessoas em vigilância ativa (19), seguidos de Mação (10), Constância (7), Abrantes (6), Tomar (4), Ourém (3), e Vila Nova da Barquinha (2). Ferreira do Zêzere, Alcanena e Sardoal não têm pessoas em vigilância ativa.
Com os 12 casos que se registam agora no ACES Pinhal Interior Sul, onde se inclui Sertã (11 casos) e Vila de Rei (1 caso), a região do Médio Tejo soma um total de 494 casos de doenças confirmadas, 344 pessoas recuperadas e 15 óbitos (3,1% de taxa de letalidade).
Em todo os 13 municípios do Médio Tejo, há 345 casos de infeção registados no período pós-confinamento, mais 196 do que os reportados na fase inicial de contenção da doença.
No Alto Alentejo, Gavião registou este mês em Belver os primeiros nove casos de covid-19. Os resultados dos últimos testes deram todos negativo e o surto parou por ali. Ponte de Sor apresenta um total de 16 casos positivos. Pelo menos cinco dos casos são relativos a pessoas que não residem no concelho e que não atualizaram a sua residência fiscal.
A Lezíria do Tejo apresenta esta terça-feira um total acumulado de 699 doentes, dos quais 233 casos no concelho de Santarém, segundo dados da Rede Regional. A Chamusca tem agora um total de 12 doentes, entre os quais um óbito a lamentar. A Golegã tem um total de 10 infeções. A região da Lezíria regista 24 óbitos, 12 dos quais em Santarém.
O distrito de Santarém soma um total acumulado de 1178 casos (696 na Lezíria do Tejo e 482 no ACES Médio Tejo), e um total de 39 óbitos (24 na Lezíria e 15 no ACES Médio Tejo). A Lezíria do Tejo apresenta um total de 585 doentes recuperados e o ACES Médio Tejo tem 334, o que dá um total de 919 pessoas recuperadas do vírus.
Portugal com mais cinco mortes e 214 casos confirmados
Portugal regista hoje mais cinco mortes por covid-19 e mais 214 casos confirmados de infeção em relação a segunda-feira, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), hoje divulgado.
De acordo com o boletim da DGS sobre a situação epidemiológica, desde o início da pandemia até hoje registaram-se 54.448 casos de infeção confirmados e 1.784 mortes.
A região de Lisboa e Vale do Tejo regista os cinco óbitos ocorridos nas últimas 24 horas e mais 128 casos de infeção do que na segunda-feira, com um total de 28.125 casos confirmados.
c/LUSA