Foram hoje confirmadas oito novas infeções por SARS-CoV-2 em funcionários do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Gavião, e que se vêm juntar a mais duas funcionárias positivas detetadas esta semana. Os 10 profissionais estão já em isolamento domiciliário e aguardam-se ainda os resultados do total dos 250 testes realizados na terça e quarta-feira.
Na segunda-feira foram confirmados dois casos positivos em dois funcionários do Lar da Santa Casa e foi decidido realizar testes a todos os utentes e funcionários, num total de 250 testes, 135 dos quais a utentes e 115 a funcionários e cujos resultados finais deverão ser conhecidos entre hoje e amanhã [sexta-feira].
Ao dia de hoje [quinta-feira] são 16 os casos ativos de covid-19 no concelho de Gavião. e um total de 30 casos confirmados no concelho desde o início da pandemia, sendo que 14 pessoas já recuperaram da doença. Não há óbitos a registar no concelho devido ao novo coronavírus.
Gavião ainda permanece fora da lista dos 191 concelhos considerados de alto risco na propagação do vírus mas José Pio, presidente da Câmara Municioal, diz que “se for necessário cá estaremos para assumir todas as consequências que isso possa acartar”. No entanto, assegura que Gavião “tem sido um concelho exemplar”, agradecendo a todos os munícipes o cumprimento escrupuloso das regras emanadas da Direção Geral da Saúde.
José Pio manifesta-se “plenamente de acordo” com as medidas impostas pelo Governo e transmitidas pelo primeiro-ministro António Costa. “São regras duras mas indispensáveis para que a pandemia desapareça rapidamente. E rapidamente também possamos pensar no Natal em família que é aquilo que não tivemos na Páscoa”, concluiu.
*Com Paula Mourato