Uma criança de 3 anos, aluna do Jardim-de-infância da Sardoal, testou positivo para covid-19, situação que levou ao isolamento de outras 20 crianças, duas educadoras e duas assistentes operacionais, disse ao mediotejo.net a diretora do Agrupamento de Escolas de Sardoal, Ana Paula Sardinha.
Um aluno do Jardim-de-infância da Sardoal testou positivo ao novo coronavírus e está em isolamento em casa, tal como toda a turma composta por 21 alunos. Na verdade “a criança não ia ao Jardim desde terça-feira” com a escola a ser informada “ontem [domingo] pela família que contactou a educadora” que por sua vez contactou Ana Paula Sardinha.
Em declarações ao nosso jornal, o diretora do Agrupamento de Escolas de Sardoal confirmou, então, o caso positivo da criança “de três anos”, acrescentando que as crianças e as quatro pessoas que com ela tiveram contacto direto no Jardim-de-infância “estão em casa” em quarentena.
Ana Paula Sardinha contactou as autoridades de Saúde Pública que “muito rapidamente deram resposta” colocando a turma em confinamento no sentido de quebrar uma eventual cadeia de transmissão. Os alunos e “as pessoas que com eles tiveram contactos diretos [educadoras e assistentes operacionais] serão testadas ao novo coronavírus a partir de quarta-feira dia 11”, acrescentou a professora.
Entretanto, o corpo de Bombeiros Municipais de Sardoal procedeu esta manhã a uma ação de desinfeção de alguns compartimentos do Jardim-de-infância de Sardoal. A ação em causa foi realizada com recurso a equipamentos e produto recomendado pelas normas da Direção Geral da Saúde.
A escola acionou “o Plano de Contingência e, como medida de prevenção, esta manhã a sala de aula e o refeitório foram alvo de desinfeção, apesar das turmas funcionarem em ‘bolhas’ e de haver horários desfasados à hora de almoço”, deu conta a professora.

Ainda segundo Ana Paula Sardinha, o resultado do teste à criança, que frequenta aquele Jardim-de-infância mas reside fora do concelho, foi conhecido este domingo e nesse mesmo dia todos os encarregados de educação foram informados. Este caso surge num “contexto familiar” da criança, testada “por ter contactado com um familiar que testou positivo”.
A diretora do Agrupamento de Escolas de Sardoal falou ainda em “cuidados redobrados” tendo em conta o crescimento de infetados pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 e frisou que “todos somos agentes muito importantes na contenção da pandemia”.