Quase 4% da população de Almeirim que participou em estudo serológico apresenta anticorpos. Foto: DR

No Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo houve dois novos casos a registar com pessoas doentes nas últimas 24 horas, uma em Mação e uma outra em Tomar (+1.5%). Os 11 municípios deste ACES têm assim um total de 132 casos identificados (contra 130 de ontem) e apenas 48 pessoas estão agora em vigilância ativa. No total dos 13 municípios da região do Médio Tejo há agora um acumulado de 137 casos confirmados de covid-19, sendo que 34 pessoas estão já recuperadas do vírus, 14 das quais em Ourém e cinco cidadãos de Alcanena e outros cinco de Tomar.

Numa altura em que os testes se começam a massificar na região, a Delegada de Saúde Pública do ACES Médio Tejo, Maria dos Anjos Esperança, elogiou a medida anunciada pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo de assumir o pagamento de 2 mil testes para efetuar análises aos bombeiros, funcionários de lares e forças de segurança.

Ourém (34), Torres Novas (33), Abrantes (17), Tomar (17), Alcanena (10), Vila Nova da Barquinha (7), Entroncamento (7), Ferreira do Zêzere (2) Constância (2), Mação (2) e Sardoal (1) e a par de duas mortes [em Tomar (1) e em Alcanena (1)], são os dados acumulados referentes ao ACES Médio Tejo ao dia de hoje [quarta-feira] e validados por Maria dos Anjos Esperança, Delegada de Saúde Pública.

O concelho de Ourém é o que regista maior número de casos confirmados (34), seguido de Torres Novas (33), de Abrantes (17) e Tomar (17). A região do ACES Médio Tejo contabiliza agora, até às 19:30 de hoje, 132 casos de pessoas infetadas, 34 pessoas recuperadas e dois óbitos confirmados (em Alcanena e em Tomar). Por outro lado, são agora mais os concelhos sem pessoas com necessidade de vigilância ativa, como sejam Constância, Sardoal e Ferreira do Zêzere.

Ainda pelo Médio Tejo, na área territorial da CIM Médio Tejo, mas ligados ao ACES do Pinhal Interior Sul, há cinco casos positivos a registar, quatro dos quais na Sertã e um em Vila de Rei. O doente de Vila de Rei já foi dado como completamente recuperado e o comandante da GNR da Sertã entrou também na lista dos doentes recuperados, após o segundo teste ter acusado negativo, apurou o mediotejo.net. No entanto, este caso não entra nas contas do Médio Tejo, uma vez que o militar da GNR reside em Castelo Branco. Assim, os 13 concelhos da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo têm até esta quarta-feira, dia 22 de abril, um total de 137 pessoas infetadas pela covid-19, das quais resultaram duas mortes e 35 pessoas recuperadas.

O ACES Médio Tejo teve até hoje 1.028 pessoas contactadas na investigação dos casos. Em vigilância ativa estiveram até agora um total de 531 cidadãos, 483 dos quais já saíram do período de 14 dias de quarentena. Mantêm-se 48 pessoas em vigilância ativa. A maioria destes dados acumulados estão registados em Torres Novas (129), Abrantes (91) e Tomar (82). Segue-se o concelho de Ourém (74), Entroncamento (61), Alcanena (37), Vila Nova da Barquinha (33), Ferreira do Zêzere (14), Sardoal (5) e Mação (5).

Constância, Sardoal e Ferreira do Zêzere são alguns dos concelhos sem pessoas em vigilância ativa ao dia de hoje.

O ACES Médio Tejo abrange 11 municípios e cerca de 225 mil utentes/frequentadores, sendo composto pelos municípios de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.

Gavião e Ponte de Sor, no Alto Alentejo, continuam sem registar casos de covid-19.

Na Lezíria, a Chamusca regista oito casos, entre os quais uma pessoa recuperada e um óbito a lamentar. A Golegã tem dois casos confirmados. No total, a Lezíria soma oito óbitos: Santarém (3), Almeirim (1), Chamusca (1), Salvaterra de Magos (1), Cartaxo (1) e Coruche (1). A Lezíria do Tejo apresentava até às 19:30 desta quarta-feira um total acumulado de 266 doentes, dos quais 94 casos no concelho de Santarém, 45 em Benavente, 37 em Coruche, 24 no Cartaxo, 20 em Almeirim, 14 em Rio Maior, 13 em Salvaterra de Magos, e 9 em Alpiarça, segundo dados recolhidos pela Rede Regional.

O distrito de Santarém soma assim, às 19:30 de hoje, 385 casos (266 na Lezíria do Tejo e 132 no Médio Tejo), e um total de dez óbitos (oito na Lezíria e dois no ACES Médio Tejo). A Lezíria do Tejo tem hoje 69 doentes recuperados e o ACES Médio Tejo chegou aos 34, o que dá um total de 103 pessoas recuperadas do vírus.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 178.500 mortos e infetou mais de 2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 583 mil doentes foram considerados curados.

Portugal regista 785 mortos associados à covid-19 em 21.982 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da DGS sobre a pandemia.

O país cumpre o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o decreto presidencial que prolongou a medida até 02 de maio prevê a possibilidade de uma “abertura gradual, faseada ou alternada de serviços, empresas ou estabelecimentos comerciais”.

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.