Pixabay

Na noite desta quinta para sexta-feira, a Lua atingirá a fase de Lua Cheia num ponto da sua órbita mais próximo da Terra do que é habitual e, por isso, parecerá um pouco maior. A isso se tem chamado, nos últimos tempos, “Super Lua”.

Também nesta noite (e no dia seguinte), a Terra passará pela região central de um vasto “rasto” de grãos rochosos deixados por um cometa, o que fará com que muitos desses “grãos” sejam atraídos para o nosso planeta, entrem na atmosfera e se gastem, num fenómeno de combustão/ionização a que os astrónomos gostam de chamar “meteoros”, em vez da designação comum de “estrelas cadentes”.

O Centro Ciência Viva de Constância abre ao público às 21h30 de quinta-feira (dia 11) e só encerrará na madrugada seguinte, quando todos os participantes tiverem a certeza de como continuar a ver – noite fora – alguns meteoros e a Super Lua e, naturalmente, terem observado os anéis de Saturno e as quatro principais luas de Júpiter, através de telescópios.

Mais informações e inscrições através dos seguintes contactos: info@constancia.cienciaviva.pt ou pelo telefone 249739066.

No entanto, esta iniciativa já se encontra com lotação esgotada e com lista de espera, sendo que segundo informação do Centro de Ciência Viva, as observações que decorrem todos os sábados também já se encontram com lotação esgotada até setembro.

Paula Mourato

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *