Na noite desta quinta para sexta-feira, a Lua atingirá a fase de Lua Cheia num ponto da sua órbita mais próximo da Terra do que é habitual e, por isso, parecerá um pouco maior. A isso se tem chamado, nos últimos tempos, “Super Lua”.
Também nesta noite (e no dia seguinte), a Terra passará pela região central de um vasto “rasto” de grãos rochosos deixados por um cometa, o que fará com que muitos desses “grãos” sejam atraídos para o nosso planeta, entrem na atmosfera e se gastem, num fenómeno de combustão/ionização a que os astrónomos gostam de chamar “meteoros”, em vez da designação comum de “estrelas cadentes”.
O Centro Ciência Viva de Constância abre ao público às 21h30 de quinta-feira (dia 11) e só encerrará na madrugada seguinte, quando todos os participantes tiverem a certeza de como continuar a ver – noite fora – alguns meteoros e a Super Lua e, naturalmente, terem observado os anéis de Saturno e as quatro principais luas de Júpiter, através de telescópios.
Mais informações e inscrições através dos seguintes contactos: info@constancia.cienciaviva.pt ou pelo telefone 249739066.
No entanto, esta iniciativa já se encontra com lotação esgotada e com lista de espera, sendo que segundo informação do Centro de Ciência Viva, as observações que decorrem todos os sábados também já se encontram com lotação esgotada até setembro.
