Foto: DR

Numa iniciativa da Rede de Bibliotecas do Concelho de Constância e que tem como objetivo meter toda a comunidade a ler durante uma semana, de 7 a 11 de março o auditório Rómulo de Carvalho, no Ciência Viva de Constância, vai acolher um conjunto de atividades com exposições, música, teatro, histórias e poesia.

As atividades são diversas mas têm um denominador comum: as palavras. Quer na literatura, na música ou no teatro, elas estão presentes em todo o lado, inclusive na “Semana da Leitura”, que resulta de um desafio que o Plano Nacional da Leitura lança anualmente às bibliotecas municipais e escolares e que o Município de Constância acolheu de braços abertos.

Entre as diversas sessões pedagógicas programadas, o destaque vai para “A Maior Flor do Mundo”, logo no arranque da semana, em que a Companhia Atrapalharte sobe a palco inspirada pela obra de José Saramago, exaltando a emoção, a valentia pura que acredita convictamente no poder da vida, lutando pelos seus sonhos até à exaustão – tudo isto envolto em magia, música (ao vivo) e dança. Esta iniciativa terá duas sessões, uma dedicada aos alunos do 3.º ciclo e outra aberta à comunidade, pelas 18h30.

Outra das atividades em destaque acontece no final da semana, a 11 de março, e consiste num recital musicado, constituído pela leitura de diversos contos curtos e poemas, tudo sob a égide da boa disposição, apelando à literatura como desbloqueador da imaginação e elemento motivador da leitura. “Quem Nasceu primeiro? A História ou o Sonho?”, de João Morales e Maria do Mar, integra assim a poesia e a música, num momento destinado aos alunos do 2.º ciclo.

Cartaz: CMC

Ana Rita Cristóvão

Abrantina com uma costela maçaense, rumou a Lisboa para se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.