A Liga Portuguesa Contra o Cancro vai ter entre 23 e 30 de novembro uma unidade móvel no concelho de Constância, junto ao Polidesportivo Municipal, para o rastreio do cancro da mama às mulheres entre os 50 e os 69 anos.
De segunda a sexta-feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30, as munícipes constancienses dos 50 aos 69 anos (elegíveis para rastreio) vão poder no concelho com “uma equipa técnica especializada na área do cancro da mama e com equipamentos digitais novos que potenciam uma melhor qualidade do diagnóstico”.
Em comunicado enviado ao mediotejo.net é referido pelo Município de Constância que a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul (LPCC-NRS), em parceria com a Associação Regional Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e o ACES Médio Tejo, vai ter disponível uma unidade móvel junto ao Polidesportivo Municipal para um rastreio de base populacional, que se realiza por convite, de dois em dois anos.
Até hoje, já se realizaram cerca de 5 milhões de mamografias a nível nacional e cerca de 1 milhão de mamografias na região sul da LPCC. De acordo com um inquérito lançado pela mesma entidade, 97% das utentes do rastreio do cancro mama sentiram-se seguras com as medidas adotadas nas instalações e com a equipa técnica, durante a pandemia COVID-19.