A ponte sobre o rio Tejo, que faz a travessia entre Constância Sul e Praia do Ribatejo, vai estar encerrada ao trânsito nos dias 23 e 24 maio, sábado e domingo, entre as 9:30 e as 17:30, para trabalhos de requalificação. Durante o encerramento, o Município irá garantir a travessia fluvial do rio.
Os municípios de Constância e Vila Nova da Barquinha emitiram informação conjunta, dando conta da notificação da Infraestruturas de Portugal, I.P., para a execução de trabalhos de reforço dos pilares da ponte e adaptação dos aparelhos de apoio que assentam sobre os mesmos na travessia sobre o rio Tejo, trabalhos que vão obrigar ao encerramento de todo o tabuleiro rodoviário, impedindo a circulação.
As autarquias dizem-se conscientes dos incómodos causados por este encerramento ao trânsito, apelando ainda assim “ao bom senso e compreensão da população e utilizadores”.
Na mesma informação, os municípios reiteram a urgência da “construção de uma nova ponte sobre o rio Tejo que resolva da forma definitiva os constrangimentos que se fazem sentir nesta região” e que venha também dar resposta “às necessidades das empresas, das populações e das instituições militares”, uma vez que atual infraestrutura conta com um tráfego diário de 4 mil viaturas por dia.
“Esta será uma batalha pelo qual os dois Municípios continuarão a lutar”, termina a mesma informação.
Já a Infraestruturas de Portugal informa que, no âmbito da obra de reabilitação e reforço da Ponte da Praia do Ribatejo que está a ser desenvolvida, será executada uma intervenção nos aparelhos de apoio da ponte, que são comuns à via férrea e à rodovia.
A IP refere que os automobilistas devem optar pelos percursos alternativos através da EN118 e pela EN3, que estarão devidamente sinalizados no local, conforme o mapa abaixo.

Município assegura travessia fluvial do rio Tejo durante o fim-de-semana
Devido ao encerramento da ponte metálica sobre o Tejo, entre 23 e 24 de maio, das 9h30 às 17h30, o Município de Constância informa que vai assegurar a travessia fluvial do rio, “nos mesmos moldes em que é assegurada nos dias úteis”.
A travessia fluvial será realizada nos seguintes horários:
– 7h30 às 11h00 (de 30 em 30 minutos)
– 12h00
– 14h00
– 16h00 às 18h30 (de 30 em 30 minutos)