A “Festa Rural” está de regresso à aldeia mais pequena do concelho de Constância, Pereira, e com ela a irreverência que atraiu milhares de visitantes nas últimas edições. Nos dias 26, 27 e 28 de agosto é possível relaxar no Spa Rural, ouvir muita música, beber alqueires de cerveja, vencer um concurso de piropos e participar no VI passeio MotoRural.
A aldeia de Pereira é a mais pequena do concelho de Constância e os festejos anuais não são exceção. No entanto, a ruralidade é celebrada de forma irreverente nesta pequena localidade com menos de 40 habitantes. Por aqui, vive-se a tradição com gosto, conceitos inovadores e boa disposição.
A “Festa Rural” começa às 20h00 desta sexta-feira, dia 26, com a abertura dos espaços de “comes e bebes” instalados no recinto da antiga escola primária. Para já, tudo semelhante a qualquer festa de aldeia, mas a coisa começa a mudar de figura quando se consultam os cartazes espalhados por todo o lado, incluindo oliveiras no meio de campos agrícolas, e o primeiro concerto da noite com os Rated-R, banda de rock e stoner rock, está marcado para as 21h59.
Os Ferro&Fogo são anunciados no mesmo dia como a banda que “este ano não vem” e ao seu “não-concerto” marcado à meia-noite segue-se o do grupo The Peackles, apresentados como “os Beatles reencarnados”, à meia-noite e um. Este é o espírito irreverente que move a associação local Os Quatro Cantos do Cisne, responsável pela organização do evento que atraiu milhares de pessoas à freguesia de Santa Margarida da Coutada nos últimos anos.

Os visitantes deste ano não assistem ao concerto dos Ferro&Fogo, que atuaram na edição de 2015, mas são recompensados com banhos nos antigos lavadouros transformados em Spa Rural, a venda de cerveja ao alqueire e meio-alqueire (antiga medida de capacidade), o concurso de lançamento de piropos e a sexta-edição do MotoRural que volta a juntar centenas de máquinas agrícolas e outros veículos com laivos de “tuning” na manhã de domingo.
Na música, o rock destaca-se no sábado e é trazido juntamente com o pop e a música portuguesa dos anos 80 pelo duo acústico LA2U, às 22h00, tal como pela mistura de temas atuais e clássicos pelos Rock N Road, por volta da meia-noite. Domingo é dia de baile com as atuações de Roberto da Concertina, que volta à Pereira cinco anos depois da desgarrada imprevista quando passou na festa da aldeia por acaso, de Firmino José, conhecido pelas imitações de Marco Paulo, e dos Toc&Foge, que prometem um momento “bem recheado de alegria”.

Para Nuno Alfaiate, presidente da Direção da associação de desenvolvimento social e comunitário desde 2014, a “Festa Rural” tem como finalidade “a valorização do meio rural” e “manter a Pereira viva”. Ao mediotejo.net salienta a importância das pessoas “se sentirem bem recebidas” num momento que representa “uma oportunidade para rever amigos” e relembra um antigo habitante que decidiu patrocinar a “Festa Rural” quarenta anos depois de ter deixado a localidade.
Na festa que Nuno Alfaiate diz “marcar pela diferença e pela irreverência” também há música eletrónica nas sessões com o Dj residente IRS e jogos tradicionais. Mais ingredientes do evento através do qual a associação fundada em 1994 procura divulgar e valorizar “a cultura e o sentimento que às vezes são desprezados” e integra a vasta lista de atividades desenvolvidas por esta dentro e fora do concelho de Constância ao longo do ano.
