Mais de metade dos jovens já sofreram de violência no namoro e a maioria acha natural. Foto: DR

“Amar-te e Respeitar-te” é um projeto pedagógico de combate à violência no namoro, que pretende consciencializar os jovens para a prevenção de comportamentos agressivos nas relações de namoro. A iniciativa, destinada aos alunos do 3.º ciclo e ensino secundário da Escola Luís de Camões, vai ser apresentada esta quinta-feira e conta com uma performance musical do artista Jimmy P.

O projeto, dirigida aos alunos, vai decorrer a partir das 14h00 no Auditório do Centro Ciência Viva de Constância e além da atuação do rapper português, conta também com a apresentação do livro “Amar-te e Respeitar-te” e com uma peça de teatro resultante da adaptação das três histórias relatadas no livro.

São três histórias ficcionadas sobre casos de violência no namoro, contadas para apresentar três realidades distintas: a realidade percecionada pela vítima masculina, com a história “Os homens não choram!”, a realidade percecionada pela vítima feminina, com o caso “Quanto mais me bates…”, e a realidade de uma relação de namoro vivida no mundo virtual, com a história “Todos os dias da nossa vida real e virtual!”.

Com a realização desta atividade, por ocasião do Dia dos Namorados, celebrado no passado dia 14 de fevereiro, o Município de Constância, através da Biblioteca Municipal Alexandre O’ Neill, pretende alertar os jovens para os múltiplos comportamentos que levam à violência no namoro, dotando-os de “ferramentas de diagnóstico e de prevenção de comportamentos agressivos nas relações de namoro, dos próprios e/ou dos seus pares”.

Imagem: Biblioteca Municipal de Constância

O projeto “Amar-te e Respeitar-te” engloba a atividade intermunicipal do PEDIME “Encontros com Escritores”, no âmbito da programação cultural do Grupo de Trabalho da Rede de Bibliotecas Públicas Municipais do Médio Tejo (GT-RBPMT) dinamizada pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, contando ainda com a associação à iniciativa da estrutura de atendimento à vítima designada “Espaço M de Constância”, atendendo ao seu papel na área da prevenção da violência doméstica.

Promovido pela Câmara Municipal de Constância, o projeto “Amar-te e Respeitar-te” é desenvolvido pela Betweien, em coautoria com o músico Jimmy P e conta com o apoio da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, no âmbito do PEDIME – Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo -, um projeto cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

Ana Rita Cristóvão

Abrantina com uma costela maçaense, rumou a Lisboa para se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *