Para assinalar a festividade popular do São João, a Câmara Municipal de Constância, através do Museu dos Rios e das Artes Marítimas e do Parque Ambiental de Santa Margarida da Coutada, vão dinamizar este domingo, dia 23 de junho um conjunto de atividades subordinadas ao tema «O Património Imaterial do Concelho de Constância – Simbologia mágico-religiosa das plantas».
Com o mote “São João, diz se o meu amor, me quer ou não”, o evento inicia-se pela manhã com um percurso pedestre interpretativo para identificação e colheita de algumas espécies de plantas utilizadas no São João.
O período da tarde engloba um encontro com alguns oradores para uma conversa sobre as práticas, rituais e utilizações das plantas, baseadas na religiosidade popular, terminando com uma sessão de contos tradicionais.
Mais tarde, em noite de São João, com a participação do Rancho Folclórico Os Camponeses de Malpique e em colaboração com Associação Cultural e Desportiva Aldeiense será recriado, pelas 21h30, junto à sede desta última associação, um arraial popular onde não faltará a fogueira e a queima da alcachofra.