Arraial de São João anima Tomar de 24 a 26 de junho na Várzea Pequena. Foto: DR

Para assinalar a festividade popular do São João, a Câmara Municipal de Constância, através do Museu dos Rios e das Artes Marítimas e do Parque Ambiental de Santa Margarida da Coutada, vão dinamizar este domingo, dia 23 de junho um conjunto de atividades subordinadas ao tema «O Património Imaterial do Concelho de Constância – Simbologia mágico-religiosa das plantas».

Com o mote “São João, diz se o meu amor, me quer ou não”, o evento inicia-se pela manhã com um percurso pedestre interpretativo para identificação e colheita de algumas espécies de plantas utilizadas no São João.

O período da tarde engloba um encontro com alguns oradores para uma conversa sobre as práticas, rituais e utilizações das plantas, baseadas na religiosidade popular, terminando com uma sessão de contos tradicionais.

Mais tarde, em noite de São João, com a participação do Rancho Folclórico Os Camponeses de Malpique e em colaboração com Associação Cultural e Desportiva Aldeiense será recriado, pelas 21h30, junto à sede desta última associação, um arraial popular onde não faltará a fogueira e a queima da alcachofra.

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.