Autarcas descerram o cartaz das festas de Constância (Foto: mediotejo.net)

As Festas do Concelho 2018/ Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem têm como principais atracções Matias Damásio e Cuca Roseta, dois espetáculos que vão decorrer no palco principal de um evento que decorre entre os dias 31 de março e 2 de abril.

Ladeado pelos Vereadores Filipa Montalvo e Jorge Pereira, o Presidente da Câmara, Sérgio Oliveira, revelou na apresentação do maior evento anual do concelho, no dia 1 de março, que o orçamento da festa para este ano situa-se entre os 100 e os 120 mil euros, valor bastante mais baixo do que em anos anteriores. No entanto, tal deve-se à forma diferente de contratação e de imputação de despesas adotado pelo atual Executivo.

Para o Presidente da Câmara, “as Festas são um investimento” mas há a preocupação de “fazer festas boas e baratas”. Assegura que este ano “as festas ficam mais baratas do que as festas de anos anteriores”.

“Procurar conciliar o que é tradição, com a modernidade e a atratividade que as festas nos dias que correm devem ter” é o principal objetivo das Festas de Constância, procurando-se em simultâneo “atrair pessoas, trazer movimento à vila e ao concelho e projetá-lo”.

O cantor Matias Damásio atua na primeira noite das festas, 31 de março. A noite seguinte, 1 de abril, é animada pelos The Remember. A fadista Cuca Roseta atua na última noite da festa, dia 2.

Está também agendado um espetáculo com Tina Jofre, fadista local já com uma longa carreira.

Aspeto da conferência de imprensa (Foto: mediotejo.net)

À semelhança das festas anteriores, dá-se continuidade à tarde de folclore, ao Grande Prémio da Páscoa em atletismo, ao Espaço Jovem, às tasquinhas, à Mostra Nacional de Artesanato e de Doçaria e às tradicionais ruas floridas. Neste ponto Sérgio Oliveira agradeceu às coletividades do concelho e aos moradores das três freguesias que estão envolvidos e irão embelezar algumas ruas da vila.

Realçou também o envolvimento das escolas do concelho. Aliás o beberete após a conferência de imprensa foi servido por alunos do agrupamento de escolas.

Completam o programa a animação de rua (música, teatro e atividades desportivas), uma exposição sobre a Grande Guerra na antiga cadeia e a habitual procissão em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem com a bênção dos barcos e das viaturas.

Para os autarcas, as Festas são também uma forma de apoiar as coletividades locais. Por isso, este ano, a Câmara decidiu que os espaços de venda de bebidas seriam, em primeiro lugar, para as coletividades locais e só depois os privados.

Por fim, anunciou que o primeiro-ministro António Costa foi convidado para as Festas mas que este ainda não respondeu ao convite.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *