Jardim do Museu dos Rios e Artes Marítimas, em Constância. Foto: MRAM

‘Gentes & Plantas – Saberes e Práticas Tradicionais do Uso das Plantas no Concelho de Constância’ é o título do livro que vai ser apresentado ao público no sábado, dia 18 de março, às 15h00, no Jardim do Museu dos Rios e das Artes Marítimas, em Constância.

Anabela Cardoso e Tiago Lopes são os autores deste livro editado pela Câmara Municipal de Constância, um trabalho de décadas que pretende salvaguardar os saberes e as práticas tradicionais do uso das plantas no concelho de Constância.

A obra pretende também “prestar homenagem às pessoas deste território, guardiãs do conhecimento e da cultura local, que, carinhosamente e de forma generosa, transmitem esta herança, através das suas vivências, das suas memórias, dos seus testemunhos e das suas histórias de vida”.

Paralelamente à apresentação do livro ‘Gentes & Plantas – Saberes e Práticas Tradicionais do Uso das Plantas no Concelho de Constância’, estará patente uma mostra dos diferentes usos das nossas plantas, que contará com a presença dos verdadeiros guardiões das memórias deste património.

‘Gentes & Plantas – Saberes e Práticas Tradicionais do Uso das Plantas no Concelho de Constância’ é uma edição do Município de Constância com o apoio do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020, através do projeto Renovação de Aldeias – Práticas e Saberes Tradicionais sobre Plantas.

Paula Mourato

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *