A irreverência e a boa disposição estão aí para a ‘Festa Rural’ da Pereira, Santa Margarida, um evento que promete animar a aldeia mais pequena do concelho de Constância este fim de semana, dias 30 e 31 de agosto, e dia 1 de setembro. Este ano o mote da tradicional festa, organizada pela Associação Quatro Cantos do Cisne, é o ‘Réveillon de Verão’. A tradicional Moto Rural decorre no primeiro dia do Ano Novo, que é como quem diz, este domingo, dia 1 de setembro.
O momento Moto Rural integra o cartaz da “Festa Rural”, organizada pela Associação ‘Os 4 Cantos do Cisne’ (4CC), E que este ano leva à aldeia mais pequena do concelho de Constância grupos musicais como os The Fly – Tributo aos U2 (sexta-feira), Down Reverse (sexta-feira), Toc&Foge (sábado), Marco Paulino e DJ IRS (domingo), entre outras surpresas como sejam as atuações inopinadas de Joshua Vidigal e o seu projeto de agro-rock, ou o Bando da Terra Velhinha, durante o dia de domingo.
A Festa Rural conta ainda com os afamados banhos nos antigos lavadouros transformados em Spa Rural, dos galos feitos despertadores rurais para quem adormece nos fardos de palha, e do alegre, permanente e são convívio acompanhado por cerveja servida ao alqueire (medida de capacidade).

O Motorural, um dos momentos mais aguardados da celebração rural, volta a invadir a aldeia de Pereira este domingo, dia 1 de setembro, e com ele cerca de duas centenas de pessoas da região que aceitam todos os anos o desafio para participar na concentração de motas e máquinas agrícolas mais irreverente e bem disposta da região, uma arreigada tradição da mais pequena aldeia do concelho de Constância, onde residem cerca de 30 pessoas, e que assinalam com orgulho a condição da ruralidade e da vivência no campo.

Carrinhas, motorizadas, motocultivadores, tratores, moto-4 e outro tipo de viaturas com atrelados e outras preparadas especialmente para a ocasião partem do recinto da festa na manhã de domingo, nas instalações da antiga escola primária da Pereira, atual de sede da Associação 4CC, e percorrem as ruas da Pereira, Malpique, Aldeia de Santa Margarida, Portela e Vale de Mestre, depois dos participantes terem aquecido os motores com o pequeno almoço, com as tradicionais sandes de carne do porco assada no espeto acompanhadas pela habitual imperial. O limite de velocidade no Moto-Rural são uns estonteantes 20 km/hora.

O Réveillon de Verão, que e assinala este sábado, 31 de agosto, começa às 22:36 com a música do conjunto Toc&Foge, que fazem uma pequena pausa para a contagem decrescente, a distribuição das 12 passas, e um brinde ao Ano Novo, às 23:59.
Depois o famoso agrupamento musical de Tramagal regressa pata animar a noite de Ano Novo até o sol raiar e até começarem os preparativos para o Moto-Rural 2019.
