Grande Prémio da Páscoa em Atletismo de Constância, em 2018. Foto de Arquivo: DR

No ano em que comemora 30 anos de existência, o Grande Prémio da Páscoa em Atletismo EDP Distribuição, em Constância, apresenta este ano como novidade a inclusão de mais dois escalões. A prova vai decorrer no sábado, dia 31 de março, numa organização da Câmara Municipal integrada das Festas do Concelho.

Este ano, a prova vai incluir um escalão para pessoas com deficiência a pé. Na origem deste novo escalão está o apadrinhamento da prova do ano passado pelo atleta paralímpico Gabriel Macchi que, duas semanas depois, se sagraria em Londres, vice-campeão do mundo no seu escalão. Com a criação deste escalão pretende-se abrir o Grande Prémio da Páscoa a um número ainda maior de corredores, num espírito de integração e como estímulo aos atletas portadores de deficiência.

Também com o objetivo de democratizar a corrida e conferir maior equidade entre atletas femininas e masculinos, procedeu-se ao desdobramento dos escalões de veteranos femininos, passando de dois para três.

O Grande Prémio da Páscoa em Atletismo é uma das mais populares e apreciadas corridas de estrada da região. São 10 000 metros, certificados pela Comissão Nacional de Estrada e Corta-Mato.

Os atletas, tanto os de elite como os do pelotão, apreciam sobretudo a beleza do percurso, seguindo a margem do Zêzere, e as suas características planas, propícias à obtenção de boas marcas.

Os recordes da prova são elucidativos: 29’37’’ em masculinos, alcançado por Delfim Conceição, em 2005, e 33’42’’em femininos, conseguido por Marina Bastos em 2004. Quem conseguir bater estas marcas receberá um prémio que este ano foi aumentado para 1000 euros.

O prestígio da prova é atestado pelo facto de ter sido apadrinhado, ao longo de todos estes anos, por figuras do atletismo nacional, incluindo os campeões Carlos Lopes e Rosa Mota.

No tocante a prémios, os três primeiros classificados de cada escalão recebem taças e para todos os participantes haverá um saco que inclui uma t-shirt técnica e um troféu alusivos à prova.

As provas dos escalões jovens têm início às 9:30, sendo dada a partida para a prova principal às 11:15. Cinco minutos depois começa a caminhada, na extensão de 5 km, que já vai na sua 10.ª edição.

O percurso é o dos últimos anos que tem sido do agrado geral: passando a ponte do Zêzere, vira mais adiante à esquerda para descer até às proximidades da ponte do Tejo e depois, vindo pela estrada panorâmica, proporcionar aos caminheiros a lindíssima vista de Constância.

Patrocinado pela EDP Distribuição, o Grande Prémio conta com os apoios da Infraestruturas de Portugal, dos Bombeiros Voluntários de Constância e da Associação de Atletismo de Santarém, bem como dos media partners Jornal de Abrantes, mediotejo.net, O Mirante e a Antena Livre.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *