Constância explora ligação do espaço ao quotidiano e descoberta de meteoritos na Antártida. Foto: CCV

O Centro Ciência Viva de Constância – Parque de Astronomia recebe nos próximos dois sábados as últimas sessões do Festival Geração Espaço, uma iniciativa que ao longo de outubro tem reunido especialistas e comunicadores de ciência para aproximar o público da astronomia, da exploração espacial e da sua ligação à vida na Terra.

A próxima palestra realiza-se no sábado, 24 de outubro, às 21h00, com Fábio da Silva, jornalista, comunicador de ciência e criador do projeto Universo Perpendicular, que apresenta o tema “Do Universo a Portugal: O Espaço nas Nossas Vidas”.

A sessão propõe uma reflexão sobre a presença das ciências e tecnologias espaciais no quotidiano, desde aplicações utilizadas diariamente até ao papel que Portugal desempenha no setor espacial, procurando demonstrar de que forma a exploração do Universo tem consequências práticas na sociedade.

O ciclo encerra no dia 31 de outubro, também às 21h00, com Vera Assis Fernandes, geóloga lunar, que apresenta a palestra “À Caça de Meteoritos no Planalto e Montanhas da Antártida”.

A investigadora abordará a procura de meteoritos naquele continente, um dos locais privilegiados para a identificação e recolha destes fragmentos provenientes do espaço, devido às características do gelo e às condições ambientais que favorecem a sua conservação e deteção.

A iniciativa permitirá conhecer melhor o trabalho científico associado ao estudo dos meteoritos e a importância destes materiais para a compreensão da formação e evolução do Sistema Solar.

Após as palestras, os participantes são convidados a permanecer no Centro Ciência Viva para observar o céu noturno através dos telescópios disponíveis no Parque de Astronomia, numa atividade que complementa as apresentações científicas.

O Festival Geração Espaço arrancou a 3 de outubro com Miguel Gonçalves, comunicador de ciência e apresentador do programa da RTP “A Última Fronteira”, que apresentou “10 Imagens, Imensas Histórias”, numa sessão dedicada à divulgação científica através de imagens do Universo.

A programação prosseguiu a 17 de outubro com José Carlos Fernandes, diretor do Centro Ciência Viva de Arcos de Valdevez, responsável pela palestra “Do Espaço à Terra: A Ciência de Ser Cão”.

A iniciativa integra as comemorações do Mês do Espaço, que o Centro Ciência Viva de Constância assinala ao longo de outubro, prolongando as celebrações da Semana Mundial do Espaço, habitualmente realizada entre os dias 4 e 10.

Promovido pelo Centro Ciência Viva de Constância – Parque de Astronomia, no âmbito do programa Pessoas 2030, o festival pretende estimular o interesse pela ciência e pelas atividades espaciais, aproximando investigadores, comunicadores e público em geral.

As duas sessões têm início às 21h00, com entrada gratuita, no Centro Ciência Viva de Constância, situado no Alto de Santa Bárbara. Mais informações podem ser obtidas através do endereço [email protected] ou dos contactos 249 739 066 e 911 588 984.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

Leave a Reply