Escola Luís de Camões, escola sede do Agrupamento de Escolas de Constância. Foto: mediotejo.net

A investigadora universitária Ana Maria Paiva Morão vai realizar esta quinta-feira, dia 7 de fevereiro, uma sessão para os alunos do 2º ciclo, da Escola Básica e Secundária Luís de Camões, em Constância, no âmbito do PEDIME – Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo.

A ação é promovida pelo município de Constância, através do Museu dos Rios e das Artes Marítimas e tem como objetivo preparar os alunos para a recolha oral das tradições e expressões tradicionais junto de familiares, vizinhos e amigos.

As iniciativas no âmbito do PEDIME – medida: Valorização dos recursos TIC em contexto escolar e interação com a comunidade – tiveram início com Alexandre Parafita, investigador e etnógrafo, e vão agora ter continuidade com Ana Maria Morão.

Segundo a autarquia, com a dinamização deste projeto intergeracional, pretende-se “envolver a comunidade escolar e a população mais idosa do concelho, na recolha de um património coletivo, que é de todos, o qual é transmitido oralmente de geração em geração, mas que necessita ser recolhido, estudado e salvaguardado para a preservação da identidade cultural das gentes do concelho de Constância”.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

Leave a Reply