O Parque de Campismo e Caravanismo de Constância está encerrado ao público esta época de verão e vai ser aberto um novo concurso público para a concessão do espaço, anunciou o presidente da autarquia. Sérgio Oliveira deu conta que a concessionária do equipamento turístico denunciou o contrato uma vez que a crise pandémica fez parar quase a 100% a atividade que desenvolvia.
“O Parque de Campismo não está a funcionar este Verão porque a arrendatária, devido à pandemia, ficou com a atividade praticamente a zero e denunciou o contrato”, deu conta Sérgio Oliveira (PS) na última reunião de executivo. Além de explorar o parque de campismo e caravanismo e o bar do Zêzere, a empresa desenvolvia atividades relacionadas com o turismo, nomeadamente de aventura, como descidas do rio e outras atividades.
“Há ainda há um acerto de contas a fazer entre a Câmara e a promotora que ainda tem algumas coisas dentro do Parque de Campismo”, avançou, sendo que a ideia do Município é, “assim que seja efetuado o acerto das contas, fazer um acordo formal de rescisão do contrato que existe e lançar uma nova hasta pública, um novo concurso para a concessão do Parque de Campismo”, o que deverá acontecer ainda este ano.
O Parque de Campismo foi alvo recentemente de obras de beneficiação, tendo Sérgio Oliveira lembrado que há cerca de dois anos e meio, aquando da abertura do último concurso de concessão, o equipamento “precisava de obras de fundo, bem como o bar de apoio que tem a esplanada” em frente ao rio Zêzere, espaços que estão hoje completamente renovado. Ou seja, notou, “quem for tomar conta daquele espaço tem o trabalho facilitado”.

Depois de encerrado durante algum tempo, o Parque de Campismo e Caravanismo de Constância reabriu em julho de 2018, tendo sido explorado por um privado durante estes dois anos na sequência de um concurso lançado pela Câmara Municipal.
A empresa Greenroc ganhou a concessão do espaço por um período de pelo menos 15 anos e investiu de forma significativa em melhorias naquela equipamento, tendo agora abdicado da concessão por força da crise pandémica. O Parque de Campismo situa-se dentro da vila de Constância, lado a lado com o rio Zêzere, e tem capacidade para cerca de 100 tendas, além de autocaravanas.
Ideias não faltavam aos empresários quando se instalaram em julho de 2018 tendo iniciado em primeiro lugar uma obra de renovação do bar do Zêzere, onde previam investir cerca de 20 mil euros. Outro projeto passava pela instalação de quatro bungalows e de tendas elevadas.

Uma alteração que a empresária Lina Ferreira fez questão de destacar aquando da reabertura era que o parque iria passar a estar aberto durante todo o ano, enquanto que até então o espaço fechava do outono à primavera. Na lógica de complementaridade com a Greenroc, o objetivo passava também por propor aos clientes do parque pacotes de atividades como descidas dos rios em canoa, roteiros de visitas a pontos de interesse na região ou passeios pedestres.
Tendo em conta o “grande investimento inicial”, na ordem dos 56.500 euros, que a nova arrendatária previa, a Câmara Municipal concedeu um período de carência de nove meses no que se refere ao pagamento de rendas, período que foi prolongado no ano seguinte por mais seis meses.
A autarquia prevê agora que o concurso para arrendamento do bar do Zêzere e concessão de exploração do Parque de Campismo decorra ainda este ano.