Foto: mediotejo.net

A Assembleia Municipal de Constância aprovou por unanimidade as propostas de contrato-programa a celebrar com a Associação Casa-Memória de Camões e com a Associação Centro de Ciência Viva de Constância para o ano 2020. A Associação Casa-Memória de Camões receberá um apoio de 16 mil euros, enquanto ao Centro de Ciência Viva são atribuídos 50 mil euros para a sua gestão anual.

O presidente da Câmara de Constância, Sérgio Oliveira (PS) explicou que estes são valores que o município transfere a estas associações para a sua atividade regular.

A bancada da CDU votou favoravelmente, mas considerou, à semelhança do que as vereadoras do partido já haviam feito em reunião de Câmara, que a Associação Casa-Memória de Camões mereceria mais.

A questão foi levantada pelo deputado Rui Ferreira (CDU) salientando a “importância da instituição a nível local, regional e nacional” e referindo que a Câmara tem mantido ao longo dos últimos anos o mesmo valor de 16 mil euros, mas que “era tempo de haver um maior esforço do município, assim como envolvência maior na procura de financiamentos”.

Rui Ferreira referiu que o orçamento da associação é de 38 mil euros, considerando que é “irrisório” para o tipo de associação que é, tendo em conta a “ambição” que deve existir no sentido de desenvolver a Casa-Memória de Camões.

Foi ainda aprovada por unanimidade a proposta de adenda aos documentos previsionais do município para 2020 incorporando os orçamentos das duas associações.

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.