O grupo TINTINNABVLVM, da CICO. Foto: DR

No sábado, 23 de setembro, o grupo Tintinnabvlvm, da Associação CICO – Centro Internacional do Carrilhão e do Órgão, atuou no Jardim-Horto de Camões, em Constância, no âmbito das Jornadas Europeias do Património. Foi mais um concerto de música medieval e renascentista à semelhança de outros que têm acontecido aos fins de semana.

O próximo concerto será no domingo, dia 1 de outubro, pelas 18 horas, no Pavilhão de Macau do Jardim-Horto, para assinalar o Dia Mundial da Música.

Apresentando um repertório constituído por composições musicais medievais e renascentistas – sendo, neste caso, algumas acompanhadas por poemas de Luís de Camões –, os concertos dos Tintinnabvlvm, segundo a organização, têm concitado o interesse e o aplauso do público que vem acorrendo em número crescente”.

Os concertos do grupo Tintinnabvlvm são fruto de uma parceria estabelecida entre a Associação Casa-Memória de Camões em Constância que gere o Jardim-Horto e a associação CICO, com sede em Constância, que recentemente celebraram um protocolo de cooperação no âmbito sociocultural local.

Desenhado pelo arq.º Gonçalo Ribeiro Telles e inaugurado há 27 anos, o Jardim-Horto Camoniano é um monumento vivo à obra de Camões, o único jardim temático em Portugal, com mais de 50 plantas referidas da obra do poeta.

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.