A Semana do Ambiente, organizada pela Brigada Mecanizada, teve início esta segunda-feira, dia 19, e até quinta-feira, dia 22, será a mais verde do Campo Militar de Santa Margarida em 2018. A nova edição começou com a cerimónia de abertura que além do verde militar e do associado ao ambiente, também teve verde esperança com a entrega de tampinhas de plástico para ajudar Beatriz Morgado (Pipoca), uma menina de Vila Nova da Barquinha com paralisia cerebral.
O arranque da iniciativa anual coincidiu com o da Semana Europeia da Prevenção de
Resíduos foi assinalado com uma cerimónia presidida pelo segundo comandante da Brigada Mecanizada (BrigMec), General Paulo Neves de Abreu, em que também marcaram presença o comandante do Campo Militar de Santa Margarida (CMSM), Coronel José Vinhas Nunes, e o presidente da Câmara Municipal de Constância, Sérgio Oliveira.

O segundo comandante fez uma breve intervenção que começou com o mote “o ambiente só se salva se cada um fizer a sua parte” e na qual referiu o exemplo da BrigMec “para todo o Exército e as Forças Armadas na área ambiental”. O sistema de gestão ambiental criado há 18 anos e certificado desde 2004 pela Norma Internacional ISO também foi destacado, a par das diversas ações desenvolvidas neste âmbito, que já foram reconhecidas fora dos muros do CMSM.
Aos quatro Prémios de Defesa Nacional e Ambiente conquistados pelo CMSM, o primeiro em 1996, junta-se agora, de forma simbólica, o 21º Prémio Nacional do Ambiente. A BrigMec foi a unidade escolhida para representar o Exército na comitiva com elementos dos três ramos das Forças Armadas que recebe o galardão da Confederação Portuguesa de Associações de Defesa do Ambiente esta quarta-feira, dia 21, no Ministério da Defesa Nacional.

A sessão de abertura ficou, igualmente, marcada pela entrega simbólica de 60 garrafões com tampinhas de plástico a Beatriz Morgado, uma criança de Vila Nova da Barquinha com paralisia cerebral que tem gerado uma onda de solidariedade na região para ajudar os pais nos tratamentos mensais, superiores a dois mil euros. A menina, que celebrou sete anos esta segunda-feira, não pode estar presente, mas agradeceu a prenda por videoconferência.
Uma vez concluída a cerimónia, tiveram início as primeiras atividades do programa com uma tarde em que diversas palestras abordaram o tema da “Alimentação Saudável”. Na terça-feira de manhã o foco da reflexão dos grupos de trabalho foi colocado na “Missão Resíduos” e para a tarde ficou reservada a “Energia” com novas palestras.

Na quarta-feira, é a “Reflorestação” que tem destaque na atividade desenvolvida em parceria com a Câmara Municipal de Constância durante a qual 50 militares voluntários plantam árvores num terreno externo à BrigMec. As ações entre 19 e 21 dirigem-se ao militares e civis do CMSM e no dia 22, a Porta de Armas abre-se a partir das 09h00 à sociedade civil, nomeadamente alunos dos agrupamentos de escolas dos concelhos Constância e Chamusca e a Universidade Sénior.
A primeira atividade desta data implica a apanha e plantação de sementes que os alunos podem levar para as escolas, assim como a plantação de árvores autóctones (pinheiros). Para as 14h30 está marcado um peddy-paper ambiental e, às 16h00, a Semana do Ambiente 2018 termina na cerimónia presidida pelo comandante da BrigMec, Brigadeiro-General Eduardo Mendes Ferrão, em que será hasteada a bandeira da APCER – Certificação Ambiental.
