O potencial que o Clube Estrela Verde tem na modalidade de Patinagem Artística ficou evidente ao conquistar o 1° lugar da Taça Município de Constância neste sábado, dia 7 de julho.
Durante todo o dia passaram pelo Pavilhão Desportivo Municipal da vila cerca de 100 atletas de cinco clubes: Atlético Riachense, Desportivo de Torres Novas, Coruche “Os Corujas”, Desportos de Glória do Ribatejo, além do clube anfitrião.
Na parte competitiva, a taça foi conquistada pelo Clube Estrela Verde, em 2° lugar ficou o Ginásio Clube de Coruche “Os Corujas”, em 3° o Clube Desportivo de Torres Novas, em 4° o Sport Clube Desportos de Glória do Ribatejo e em 5° Clube Atlético Riachense.
Na pré-competição livres, a equipa da casa também conquistou a taça, em 2° ficaram “Os Corujas”, em 3° o CD Torres Novas, em 4° o Atlético Riachense e em 5° o Glória do Ribatejo.
No final da prova, Vitor Lopes, presidente do Clube Estrela Verde, era um homem cansado mas satisfeito. Faz um balanço positivo da prova destacando o facto de não haver qualquer atleta lesionado. Outro aspeto que realçou foi o ambiente de convívio e comunhão existente entre os clubes, os atletas e as famílias. “Foi um dia excelente”, concluiu.
A modalidade de Patinagem Artística foi iniciada apenas há cinco anos no Clube Estrela Verde. Vitor Lopes explica que “não havia desporto federado para meninas, só havia o futebol para os rapazes”. Começaram do zero e aos poucos foram chegando mais atletas interessados na modalidade.
Hoje há cerca de 40 raparigas e seis rapazes no clube. Aliás, a nível distrital, o Estrela Verde é dos que tem maior representação masculina nesta modalidade. Outro facto notável: o clube, que iniciou a modalidade apenas há cinco anos, já é vice-campeão distrital em competição.
No dia 20 de julho, sete atletas do Clube Estrela Verde irão até Faro participar no campeonato nacional, depois do apuramento no campeonato distrital.
Os treinos decorrem todos os dias, com exceção da terça feira, mas a partir de setembro haverá professor todos os dias entre as 18 e as 22 horas no pavilhão municipal, cedido pela Câmara.
Vitor Lopes faz questão de realçar o apoio do Município, “sem o qual nada disto seria possível”. E foi justamente para vincar este apoio que surgiu a Taça Município de Constância este ano, em 1ª edição.
No próximo ano, a prova vai decorrer durante três dias em outubro ou novembro, para permitir uma maior participação de clubes e atletas.