À segunda foi de vez. Depois de um primeiro chumbo, foi aprovada a candidatura que a Câmara Municipal de Constância apresentou para construção da rede de saneamento e da ETAR (estação de tratamento de águas residuais) na localidade da Pereira.
O projeto Rede de Drenagem de Águas Residuais ETAR da Pereira, implica um investimento de 282.456,71 €, o qual terá uma comparticipação financeira de 85%, através do POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), do Portugal 2020, sendo os restantes 15% assegurados através do Orçamento da Câmara Municipal.
A obra visa a construção de uma rede de drenagem de águas residuais, constituída por coletores, estação elevatória, caixas de visita e ramais domésticos e uma Estação de Tratamento de Águas Residuais, através de leito de macrófitas.
Com a implementação desta operação a localidade da Pereira, na freguesia de Santa Margarida da Coutada, passa a ter uma rede de drenagem de águas residuais e ETAR com capacidade para servir os habitantes desta pequena aldeia do concelho de Constância, com cerca de 35 habitantes.
Para a Câmara, “a implementação das infraestruturas de drenagem e tratamento de águas residuais irá representar um fator de atratividade para esta pequena localidade, no sentido da preservação do edificado, do património natural/cultural, fixação da população e desenvolvimento de atividades económicas no âmbito do turismo e/ou agricultura”. Além disso, “será também um contributo para uma maior coesão territorial do Concelho de Constância, visto que é a localidade mais a Sul deste território e localiza-se numa área despovoada”.