O Parque Ambiental de Santa Margarida (PASM), na aldeia de Vale de Mestre, freguesia de Santa Margarida da Coutada, Constância, convida a conhecer a grande diversidade de borboletas existentes naquele local, envolto em flora e fauna, verdejante e sereno, numa atividade que vai decorrer no domingo, dia 30 de agosto.
Com início às 10h00, este evento pretende a simbiose entre o apreciar e reconhecer as espécies de borboletas autóctones do Parque Ambiental, num percurso de 1 km de extensão, sensibilizando os cidadãos para o contributo que podem dar na sua monitorização.
Segundo a organização, será utilizada “metodologia padronizada que é usada em toda a Europa” na identificação das espécies de borboletas observadas.
Será também feita a contagem de indivíduos encontrados, e lançada discussão sobre algumas características da espécie em relação à sua biologia e ecologia.
O grande objetivo da iniciativa passa por “salientar a importância ecológica dos insetos e o que podemos fazer para promover a sua conservação” na natureza e nos ecossistemas.
Os interessados em participar devem fazer a inscrição através do endereço eletrónico parqueambiental@cm-constancia.pt ou contactar 249 736 929.