Constância. Foto: Turismo do Centro

“Património e Educação” é o tema da edição deste ano das Jornadas Europeias do Património. Uma iniciativa da Direção Geral do Património Cultural que tem como propósito sensibilizar os cidadãos europeus para a importância de salvaguardar o património.

Todos os anos, são diversas as atividades desenvolvidas no âmbito do tema selecionado, dirigidas a diversos públicos-alvo, como acontece no Município de Constância, que este ano se associa a estas jornadas com a realização de várias iniciativas ao longo dos dias 25, 26 e 27 de setembro, com o propósito de dar a conhecer o património do concelho.

Informa a autarquia constanciense que o primeiro dia de Jornadas Europeias do Património vai ser assinalado com uma caça ao tesouro que vai percorrer todas as freguesias do concelho. Esta iniciativa é apenas dirigida ao público infantil escolar.

Já no dia 26 de setembro, o dia começa cedo, pelas 09h30, no Museu dos Rios e Artes Marítimas, que servirá como ponto de partida para um passeio pedestre pela vila poema. Neste trajeto, que vai ser acompanhado, pretende-se “(re)descobrir o seu património cultural e natural”.

Outra das iniciativas decorre durante todo o fim de semana, de 26 e 27 de setembro, com a realização de um peddy-paper cultural pelas ruas de Constância.

Esta atividade é de acesso livre e para participar basta aceder ao site do Município de Constância onde estará disponível um questionário online e um mapa importante para a realização desta prova pedestre de orientação.

“Sem percurso definido, os participantes deverão ir a todos os locais identificados no mapa e responder às questões colocadas, depois é só submeter o questionário online”, explica a autarquia que dá ainda conta de que os resultados serão anunciados no decorrer da semana seguinte à atividade (30 de setembro) através do site e da página de Facebook do Município de Constância.

Para mais informação e inscrições, os interessados devem contactar o Parque Ambiental de Santa Margarida através do endereço de correio eletrónico: parqueambiental@cm-constancia.pt ou do telefone 249 736 929 (até ao dia 25 de setembro).

DR

Abrantina com uma costela maçaense, rumou a Lisboa para se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *