A CDU apresentou em sessão de Assembleia Municipal de Constância uma moção na qual insta a Caixa Geral de Depósitos para a necessidade de um horário contínuo de atendimento aos clientes na delegação instalada no concelho. A moção, que foi aprovada por maioria, será enviada à administração da CGD, bem como ao primeiro-ministro e ministro das Finanças.
A moção apresentada pela bancada da CDU na Assembleia Municipal de Constância, reunida em 25 de fevereiro, tem dois objetivos: instar a Administração da Caixa Geral de Depósitos para que o horário de Serviço de Tesouraria da agência de Constância seja das 08h30 às 15h00, ininterruptamente; e instar também o Governo, enquanto tutela e representante do acionista único público da CGD, a “orientar as políticas de gestão da Caixa no sentido do primado do interesse público”.
Com cinco abstenções por parte do PS, o documento foi aprovado por maioria e destaca a importância desta agência da Caixa Geral de Depósitos não só para Constância como também para concelhos limítrofes.
“A esta agência desloca-se população de concelhos limítrofes, designadamente, da Praia do Ribatejo, Madeiras, Limeiras, Martinchel”, refere a moção, que destaca ainda que esta é a única agência sediada no município de Constância.
Com o serviço de tesouraria desta entidade bancária a funcionar na vila durante a semana das 08h30 às 12h30, a CDU reclama que tal “não responde às necessidades da população do concelho de Constância e limítrofes”, defendendo que os serviços bancários são essenciais, “sendo mesmo legalmente obrigatório o uso de alguns destes serviços nas transações de natureza pecuniária”.
Considerando ainda que “para os utentes em geral, comerciantes e outros profissionais, esta [agência bancária] representa a proximidade dos serviços bancários indispensável”, que “o índice de utentes idosos é muito elevado, sendo esta faixa de população constituída por muitos pensionistas que, para além de outros serviços bancários acedem quotidianamente às suas reformas e pensões”, e que as alternativas online não estão à disposição “da maioria dos cidadãos desta faixa etária”, na moção é defendido que o alargamento do horário de atendimento do serviço de tesouraria da CGD “melhoraria significativamente a vida da população”.
A necessidade de trabalhadores por conta de outrem em faltar ao trabalho para poderem serem atendidos na agência em Constância e a existência de filas resultantes do afluxo de utentes são ainda outros dos considerandos apresentados pela CDU, no sentido de justificar a necessidade de um horário contínuo.
Aprovada por maioria, a moção será enviada ao gerente da agência da CGD em Constância, à administração da CGD, bem como ao primeiro-ministro e ao ministro das Finanças.