Congresso do Desporto decorre até domingo em quatro municípios do Médio Tejo. Foto: mediotejo.net

A primeira edição do Congresso do Desporto, organizado pelos Municípios de Abrantes, Entroncamento, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha e um conjunto de parceiros, arrancou hoje, sábado 5 de novembro, em simultâneo nas quatro localidades e reúne, até amanhã, cerca de quatro dezenas de especialistas.

O mediotejo.net esteve à conversa com Paulo Lourenço, um dos mentores do projeto, que se mostrou expectante quanto à primeira edição e revela ter já um feedback positivo deste primeiro dia de evento.

Foto: mediotejo.net

Em Abrantes, a sessão com início marcado para as 09h30, teve lugar no auditório da Escola Dr. Manuel Fernandes incidindo sobre o tema “Desporto e Justiça”, contanto para isso com os painéis “Desporto, Utilidade Pública Desportiva e Integridade” (Orador: Rute Soares, Moderador: Diogo Nabais); “Desporto e Relações laborais” (Orador: João Leal Amado/Lúcio Correia, Moderador: Alexandra Coelho); “Desporto e Fiscalidade” (Orador: Paulo Lourenço, Moderador: Pedro Fernandes); “Desporto, Tribunais e Disciplina” (Orador: Soraia Quarenta, Moderador: José Miguel Sampaio e Nora) e “Desporto, Constituição e União Europeia” (Orador: Alexandre Mestre, Moderador: Ana Marques).

O mediotejo.net esteve à conversa com Paulo Lourenço, um dos mentores do projeto, que se mostrou expectante quanto à primeira edição e revela ter já um feedback positivo deste primeiro dia de evento.

“Aquilo que achamos é que quer em Abrantes como nos outros locais temos oradores e uns moderadores de excelência, pessoas que dominam o tema que apresentam, que têm experiência prática nos respetivos domínios de intervenção. São reflexões muito interessantes, acho que era o espaço de debate que fazia falta em Abrantes, na Barquinha, no Entroncamento e em Torres Novas. A expectativa não podia ser melhor”, revela.

Paulo Lourenço mostra-se positivo relativamente à primeira edição do Congresso do Desporto.
Paulo Lourenço é um dos mentores do Congresso do Desporto. Foto: mediotejo.net

O objetivo é que seja um evento pioneiro que traga novas edições e permita colmatar a necessidade de debater o desporto, no interior do país, para criar “soluções que permitam redundar em benefício de todos”.

“Não há muito debate destes temas no interior do país, infelizmente. Nós temos um país que é tão estreito, não deveríamos sequer falar em interior, mas a verdade é que praticamente tudo se passa em Lisboa, Porto e na grande faixa do litoral. Portanto, acho que é muito importante começarmos a refletir sobre todos estes temas, não só de desporto, como a justiça, a saúde, etc”

Paulo Lourenço
Paulo Lourenço apela à necessidade de debater temas como o desporto, saúde e justiça no interior do país.

Os trabalhos decorreram ainda no Centro Cultural do Entroncamento, Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes (Torres Novas) e Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha. A apresentação das conclusões e considerações dos painéis do Congresso está agendada para domingo, dia 6, às 18h00, em Abrantes.

Temas como “Desporto, organização e financiamento”, “Desporto e sociedade” e “Desporto, ética, sáude e bem estar”, estiveram ainda em análise nas restantes localidades organizadoras, por onde passaram, ao longo do dia de hoje, nomes como José Couceiro, célebre treinador de futebol, ou Jorge Tormenta, comentador da RTP e antigo selecionador nacional de andebol feminino. O programa completo pode ser consultado AQUI.

No final do Congresso, os municípios disponibilizarão a gravação de todo o evento no Youtube, procedendo posteriormente à realização de um “documento que fique com as conclusões que são retiradas amanhã em Abrantes e que permita (…) servir de guia nas diversas áreas abordadas” ao longo dos dois dias do evento, explicou Paulo Lourenço.

Paulo Lourenço revela que será divulgado um documento com as conclusões apresentadas no dia 6, em Abrantes.

O mediotejo.net esteve também na manhã de sábado em Vila Nova da Barquinha, onde falou com Jorge Heleno, jurista e um dos mentores do Congresso, que foi um dos oradores do painel sobre ‘Desporto e Violência’, e com Paula Pontes, vereadora com o pelouro do Desporto do município barquinhense.

Paula Pontes, vereadora com o pelouro do Desporto na CM Vila Nova da Barquinha. Foto: mediotejo.net

VIDEO/DIRETO COM JORGE HELENO E PAULA PONTES:

O evento, que procura proporcionar “uma geografia de trocas de saberes para valorização de competências na área desportiva”, é de inscrição gratuita AQUI e é certificado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), com a atribuição de créditos aos técnicos de desporto participantes.

As conclusões do I Congresso do Desporto 2022 serão apresentadas no domingo, dia 6 de novembro, no auditório da Escola Dr. Manuel Fernandes, em Abrantes, a partir das 18h00.

Jéssica Filipe

Atualmente a frequentar o Mestrado em Jornalismo na Universidade da Beira Interior. Apaixonada pelas letras e pela escrita, cedo descobri no Jornalismo a minha grande paixão.

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *