Congresso do Desporto regressa entre 18 de setembro e 5 de outubro aos 11 municípios do Médio Tejo. Foto arquivo: mediotejo.net

O Congresso do Desporto do Médio Tejo regressa em setembro para a quinta edição, com um conjunto de sessões descentralizadas pelos 11 municípios da região entre os dias 18 de setembro e 3 de outubro.

A iniciativa intermunicipal, promovida pelas câmaras de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha, pretende promover a reflexão e a partilha de conhecimento sobre o papel do desporto nas comunidades.

A edição deste ano terá como temas centrais, entre outros, o desporto feminino, a inteligência artificial aplicada ao desporto, a relação entre desporto e sociedade e o desporto enquanto motor de desenvolvimento social.

O programa pretende reunir especialistas, treinadores, dirigentes, académicos, investigadores e outros agentes ligados ao setor, proporcionando momentos de debate e formação sobre desafios e oportunidades que se colocam atualmente à atividade desportiva.

Paulo Lourenço e Jorge Heleno foram dos mentores do Congresso do Desporto no Médio Tejo. Foto arquivo: mediotejo.net

A quinta edição decorre entre 18 de setembro e 3 de outubro, com entrada gratuita e inscrições prévias.

O programa completo, os locais das sessões, os oradores convidados e a abertura das inscrições serão divulgados brevemente através dos canais oficiais do Congresso do Desporto do Médio Tejo em https://congressododesporto.com

Congresso do Desporto regressa entre 18 de setembro e 5 de outubro aos 11 municípios do Médio Tejo. Foto arquivo: mediotejo.net

Iniciativa começou em quatro municípios

O Congresso do Desporto do Médio Tejo foi criado em 2022, numa primeira edição organizada pelos municípios de Abrantes, Entroncamento, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.

A estreia, realizada em novembro de 2022, abordou temas como justiça, ética, saúde e bem-estar, sociedade e movimento associativo, com sessões distribuídas por Torres Novas e Vila Nova da Barquinha. A iniciativa procurava desde logo criar uma “geografia de troca de saberes” e valorizar competências na área desportiva.

Em 2023, o congresso passou a envolver sete municípios, com sessões em Alcanena, Abrantes, Constância, Entroncamento, Mação, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha. No ano seguinte, Ferreira do Zêzere, Ourém, Sardoal e Tomar juntaram-se à iniciativa, completando o atual universo de 11 municípios.

A edição de 2024 decorreu entre 4 de setembro e 5 de outubro e percorreu os 11 concelhos, abordando temas como justiça, ética, saúde e bem-estar, sociedade, inclusão e movimento associativo no contexto desportivo.

Em 2025, a quarta edição realizou-se de 9 a 24 de maio, mantendo o modelo descentralizado. Ao longo de duas semanas, o congresso passou pelos 11 municípios, com sessões dedicadas, entre outros temas, ao associativismo, formação, profissão de treinador, educação, ética, saúde e bem-estar.

Congresso do Desporto junta os 11 municípios do Médio Tejo. Foto arquivo: CMA

A organização sublinha que, ao longo das várias edições, a iniciativa se tem afirmado como um espaço de encontro entre profissionais e especialistas de diferentes áreas ligadas ao desporto, procurando reforçar a sua dimensão social, educativa e comunitária.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

Leave a Reply