A Confraria do Bucho e Tripas do Pego, no concelho de Abrantes, elegeu os novos órgãos sociais para o biénio 2022/2024, em dezembro de 2022, tendo estes tomado posse a 4 de janeiro à boa moda pegacha: “À mesa, numa casa típica de petiscos e com os melhores produtos pegachos.”
Em nota enviada à imprensa, Daniela Canha, presidente reeleita da direção, refere que se esperam neste novo mandato “vários desafios”, mas a Confraria compromete-se a ultrapassá-los “da melhor forma e sempre com o objetivo de dignificar a gastronomia da nossa terra”.
Para o futuro, da lista de objetivos, consta “finalizar o protocolo de parceria do uso da marca «Bucho e Tripas do Pego» com os restaurantes do Pego, não só por forma a valorizar o produto, mas também o trabalho em rede”.

Também se pretende apresentar a Carta Gastronómica do Pego, “há muito desejada” por toda a comunidade. “Estamos de momento a meio da sua elaboração, com a recolha completa de receitas
pela população e esperamos a sua apresentação no início do verão. Vai ser um momento muito bonito e uma grande homenagem ao nosso povo”, afiança Daniela Canha, Grão-Mestre da Confraria.
Do plano de atividades consta a intenção de prosseguir com as atividades pedagógicas, que pretendem divulgar a tradição do Pego junto dos mais novos. “Têm como objetivo a sustentabilidade das tradições e sensibilização do nosso património junto dos mais novos e que tem sido um sucesso”, adianta.

Órgãos Sociais 2022/2024
Assembleia Geral
Presidente – António Moedas
Vice-presidente – Manuel Coxinho
Secretária – Ana Maria Braz
Direção
Presidente – Daniela Canha
Vice-presidente – Maria Helena
Secretária – Patrícia Seixas
Tesoureiro – José Amaro
Vogal – André Serrano
1.º Suplente – Manuel Luís Correia
2.º Suplente – Ilda Marques
Conselho Fiscal
Presidente – Carla Moedas
1.º suplente – Catarina Salgueiro
2.º suplente – Joaquim Rosa
Por fim, é apontado outro grande objetivo, que se prende com a criação da sede física da Confraria do Bucho e Tripas, na ‘Aldeia das Casas Baixas’.
“Procuramos não só um local que dignifique a nossa entidade, mas também que seja representativo da nossa aldeia, pois a valorização do nosso património é um dos pilares fundamentais da nossa constituição”, refere Daniela Canha, na mesma nota, acrescentando contar “com o apoio da população e também do nosso Município, através da medida Investimento [do programa FINABRANTES]”, nota a presidente da direção da Confraria do Bucho e Tripas.
A presidente da direção, reeleita para mais um mandato, deixa agradecimento “a todos os Confrades por uma vez mais me darem o seu voto de confiança e por acreditarem que somos uma Direção capaz. Agradecer a todos os Confrades, que a cada atividade através do seu empenho fazem da Confraria algo maior e melhor. Um enorme bem-haja a todo o povo pegacho, pois o Bucho e Tripas é feito por todos nós!”.

Após adiamento pelo falecimento de um dos confrades da confraria pegacha, segue-se no dia 20 de maio, o II Capítulo de Entronização de novos Confrades e Confrades de Honra.
Pelas 10h30 prevê-se a realização da cerimónia de entronização de novos confrades na Igreja de Santa Luzia, no Pego, e pelas 11h30 haverá cortejo pelas ruas da aldeia até ao muro da Praça, onde se fará a foto de família.
A manhã termina com almoço de confraternização, no Salão da Junta de freguesia do Pego, com as confrarias presentes e restantes convidados, fechando o programa com troca de lembranças pelas 14h30.
