Abrantes avança com 25 Condomínios de Aldeia para proteção contra incêndios rurais. Foto: TAGUS

A Tagus – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, está a dinamizar um conjunto de ações de formação dirigidas a proprietários e residentes em meio rural, no âmbito da implementação dos Condomínios de Aldeia. A iniciativa decorre nos concelhos de Abrantes e Sardoal, integrando a estratégia de valorização e proteção das zonas envolventes às aldeias.

As ações de formação decorrem entre fevereiro e junho, em várias localidades dos concelhos de Abrantes e Sardoal, sendo sujeitas a inscrição prévia.

No âmbito da manutenção de culturas (8 horas), a formação dedicada ao olival realiza-se a 21 de fevereiro, em Sentieiras, no concelho de Abrantes, encontrando-se já esgotada. Na vertente frutícola, estão previstas sessões a 21 de fevereiro, em Alcaravela (Sardoal), e a 21 de março, em Abrançalha (Abrantes). Já a formação sobre medronheiro terá lugar a 7 de março de 2026, em Lercas (Abrantes).

A componente dedicada à gestão e proteção contra o fogo e utilização de técnicas e equipamentos alternativos às queimas realiza-se a 14 de março, na Presa (Sardoal), às 9h00, e no mesmo dia, às 11h00, na localidade da Lobata (Sardoal). Está ainda agendada nova sessão para 21 de março, às 9h00, em Entrevinhas (Sardoal).

No que respeita à aplicação de produtos fitofarmacêuticos, as ações estão calendarizadas para os meses de março e abril, no Sardoal, e para maio e junho, em Martinchel (Abrantes).

Por sua vez, a formação COTS – Conduzir e Operar o Trator Agrícola em Segurança decorrerá entre março e abril em Aldeia do Mato (Abrantes), e entre maio e junho no Sardoal. As inscrições encontram-se abertas para as diferentes ações, podendo ser feitas AQUI.

As ações têm como principal objetivo dotar os participantes de conhecimentos práticos que permitam uma gestão mais eficiente e sustentável das suas propriedades, ao mesmo tempo que reforçam a segurança das populações face ao risco de incêndio rural.

A componente prática assume particular relevância nestas formações, permitindo aos formandos aplicar técnicas diretamente no terreno. A aposta passa por capacitar os proprietários para transformarem áreas de matos e terrenos abandonados em espaços produtivos, contribuindo para a redução da carga combustível junto às aldeias e para a dinamização económica local.

Os Condomínios de Aldeia inserem-se numa política pública financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e cofinanciada pela União Europeia, através do Fundo Ambiental. O programa pretende promover uma nova abordagem à gestão do território, incentivando a organização conjunta de proprietários e a criação de mosaicos agrícolas e florestais mais resilientes.


Discover more from Médio Tejo

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Mestre em Jornalismo e apaixonada pela escrita e pelas letras. Cedo descobriu no Jornalismo a sua grande paixão.

Deixe um comentário

Leave a Reply