Foto: Arlindo Consolado Marques

Em declarações ao mediotejo.net, Rui Dias, presidente da Junta de Freguesia de Ortiga, disse que a obra se estendeu além do previsto, quer em termos temporais, quer em termos de orçamento. Mas não deixou de congratular-se, agradecendo “a disponibilidade das entidades para que a obra fosse levada até ao fim”, sendo que esta intervenção contou com parceria entre a junta de freguesia, a Câmara Municipal de Mação e a ARS LVT, que arrenda duas salas da junta de freguesia para funcionamento da extensão de saúde, onde se deslocam os profissionais duas vezes por semana para atendimento.

“À Câmara Municipal de Mação também um obrigado especial, porque fez um grande investimento monetário sem o qual a Junta não conseguia obter este resultado. Foi uma coordenação entre três entidades que teve êxito, pois o objetivo comum era melhorar as condições dos utentes bem como a todo o pessoal do serviço de saúde que duas vezes por semana se desloca a este polo. O Povo da Ortiga agradece”, referiu Rui Dias, numa publicação na rede social Facebook.

Recorde-se que esta intervenção contou com requalificação do interior de toda a extensão de saúde, parte do interior do edifício da junta de freguesia e permitiu a beneficiação de todo o espaço exterior.

Foto: Arlindo Consolado Marques

O principal problema residia no telhado em fibrocimento no edifício da junta, que foi substituído, pois deixava entrar água para o interior e com isso proliferava a humidade.

Em 2021 foi aprovado um apoio municipal de 12 mil euros, sendo que no passado também Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal de Mação, sublinhou que o edifício apresentava “problemas graves”, algo que teve oportunidade de confirmar no local e juntamente com a entidade de saúde.

“Tem o telhado em fibrocimento, o edifício é da junta e a junta está disponível para fazer a obra. Acho que temos uma especial obrigação nesta questão em particular, porque estamos a falar de um edifício que tem a extensão de saúde a funcionar, onde vão as pessoas daquela localidade. A Câmara deverá tentar encontrar solução para apoiar”, defendeu na ocasião o edil.

O total da obra ascendeu a cerca de 30 mil euros, mantendo-se esse apoio municipal e estando o restante investimento a cargo da junta de freguesia de Ortiga.

Foto: Rui Dias

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.