A Banda Juvenil do Município de Gavião subiu ao palco do Cineteatro Francisco Ventura para o habitual Concerto de Natal, numa tarde musical memorável. Conduzidos pelo maestro Paulo Pires, os jovens músicos interpretaram temas alusivos à quadra festiva e homenagearam dois amigos da banda falecidos este ano com o “Tema de Saudade”, do Capitão Sílvio Pleno, em momento de grandes emoções.
O espetáculo, integrado no programação natalícia do município de Gavião, iniciou às 17h00 com a atuação da Escola de Música seguido do concerto de Natal pela Banda Juvenil do Município de Gavião. O “Tema de Saudade”, do Capitão Sílvio Pleno, foi interpretado em homenagem ao ex músico da banda, João Valério, e a Edmundo Neves, ex-membro da direção, falecidos neste ano de 2024, e ao próprio Sílvio Pleno, músico e maestro que muito deu à banda e às gentes de Gavião.
Em Gavião, este projeto de enculturação musical e social desenvolve-se todos os dias, desde que há 35 anos o antigo presidente de Câmara, Jaime Estorninho, sob a batuta do maestro Sílvio Pleno (já falecido), decidiu criar a Banda Juvenil do Município de Gavião. Desde então este projeto cultural nunca mais parou, tendo sido formados na escola de música da Banda centenas de jovens que contam com o apoio do CCD de Gavião, os ensinamentos do maestro Paulo Pires, sendo o suporte financeiro assegurado pelo município.

A Banda Juvenil do Município do Gavião, cujo Centro de Cultura e Desporto (CCD) é atualmente presidido por Paulo Pratas, nasceu a 10 de junho de 1989 e é dirigida pelo maestro Paulo Pires, tendo resultado de uma iniciativa da Câmara Municipal do Gavião, que apoia financeiramente o projeto cultural e de formação musical. A Banda Juvenil de Gavião já formou centenas de jovens neste percurso de 35 anos de vida, tendo percorrido dezenas de países ao longo da sua existência.
A Banda, composta unicamente por jovens, tem percorrido o País de Norte a Sul, nomeadamente em feiras de artesanato, mostras de gastronomia, feiras do livro, festivais de bandas de música civis, para além de concertos e desfiles em arraiais e festejos populares, apresentando um repertório musical próprio, com diversos estilos de música.
Além disso possui um considerável espólio, testemunho da atividade desenvolvida ao longo dos anos, durante os quais tem mantido em funcionamento uma Escola de Música, suporte artístico do grupo, que possibilita a substituição de músicos.

O objetivo da Banda passa pela aprendizagem da música, mas também pela ocupação dos tempos livres e a tentativa de incutir nos jovens gosto pela arte musical, o que tem conseguido, com notável sucesso.
Depois de um intensa programação natalícia, que iniciou no dia 1 de dezembro, o município propõe ainda duas sessões de cinema e uma festa de passagem de ano, que irá decorrer no Jardim do Cruzeiro.

