O concelho de Abrantes acolheu esta sexta feira, dia 27 de julho, a primeira etapa da XI Volta a Portugal de Cadetes em ciclismo. Esta prova, destinada a jovens ciclistas de 15 e 16 anos disputa-se em três etapas. A primeira, com início e final em Alferrarede, Abrantes, tinha como maiores dificuldades, além da quilometragem, algumas subidas que acabaram por fracionar o extenso pelotão.
À entrada em Concavada, numa subida curta mas difícil, algumas unidades encetaram a fuga com resposta imediata das equipas dos “sprinters”.
Rafael Santos, da equipa mista Peçamodovar/Delta Cafés/Polisport-Extremo Sul-GD Lousa, resistiu, ganhou vantagem, e passou em primeiro na Meta Volante instalada em Pego e no Prémio de Montanha em Vale de Açor.

O pelotão, a rodar forte, iria anular a fuga e a chegada foi disputada ao sprint.
Os corredores espanhóis revelaram-se mais explosivos. Javier Grau ergueu os braços, com 2h09m56s, diante de dois compatriotas, Jordi Constantino (Ginestar/ULB Sports) e Marc Cabedo (Giménez Ganga/Primoti/Tocobike), segundo e terceiro, respetivamente.

O melhor português foi Diogo Antunes, representante da equipa mista formada pelos conjuntos Peçamodôvar, Extremo Sul e Lousa, no quarto lugar. Este resultado valeu a Diogo Antunes a camisola da juventude, atribuída ao melhor cadete de primeiro ano. O colega de equipa Rafael Santos é o primeiro na tabela dos trepadores.
A Giménez Ganga/Primoti/Tocobike comanda por equipas.

Não havendo bonificações, a classificação geral está completamente em aberto para as duas jornadas vindouras, já que 48 ciclistas estão com o mesmo tempo do vencedor da etapa e dono da camisola amarela.
A segunda etapa corre-se já este sábado. Serão 76,8 quilómetros, com início e final em Alenquer. A partida será dada às 13h00, esperando-se a chegada pouco antes das 15h00.

FOTOGALERIA:
Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo
*Com David Pereira (fotos)