Inspirado pelo mote lançado este ano no âmbito das celebrações do Dia Mundial do Rim – “Saúde Renal Para Todos: preparar-se para o inesperado, apoiando o vulnerável!” – o Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) associou-se às comemorações internacionais, com a dinamização de uma ação de sensibilização que decorreu na quinta-feira, 9 de março, na Escola Secundária Artur Gonçalves.
“Acreditando que a saúde renal começa na infância, e que os jovens são o futuro da sociedade e agentes de mudança junto das suas famílias, pretendeu-se gerar uma ação em cadeia e sensibilizar amigos, pais, avós e outros familiares para a prevenção da doença renal”, explica o CHMT em nota de imprensa.
A ação, desenvolvida por três médicas internas do Serviço de Nefrologia do CMMT (Marisa Roldão, Filipa Trigo e Ana Rita Ramos), foi integrada no conteúdo programático da disciplina de Ciências da Natureza. O objetivo foi explicar de uma maneira lúdica o sistema urinário e o seu funcionamento.
“Estamos aqui para vos ensinar a salvar os nefrónios”, incentivaram as dinamizadoras do projeto.
Para além de uma apresentação teórica, os alunos puderam assistir à dissecação de um rim de porco pelas profissionais de saúde e realizar uma experiência prática sobre a filtração de um rim. Momentos vividos com um evidente entusiasmo e curiosidade.








A atividade desenvolvida promoveu também uma sensibilização sobre os hábitos de vida saudável a adotar para a prevenção da doença renal, entre os quais a prática regular de exercício físico, a redução do consumo de sal na dieta e a importância de uma correta hidratação diária.
A mesma ação será replicada na segunda-feira, 13 de março, na Escola Dr. António Chora Barroso, em Riachos.