CHMT assinala Dia Internacional do Rim com ação de sensibilização no Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves, em Torres Novas.

Inspirado pelo mote lançado este ano no âmbito das celebrações do Dia Mundial do Rim – “Saúde Renal Para Todos: preparar-se para o inesperado, apoiando o vulnerável!” – o Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) associou-se às comemorações internacionais, com a dinamização de uma ação de sensibilização que decorreu na quinta-feira, 9 de março, na Escola Secundária Artur Gonçalves.

“Acreditando que a saúde renal começa na infância, e que os jovens são o futuro da sociedade e agentes de mudança junto das suas famílias, pretendeu-se gerar uma ação em cadeia e sensibilizar amigos, pais, avós e outros familiares para a prevenção da doença renal”, explica o CHMT em nota de imprensa.

A ação, desenvolvida por três médicas internas do Serviço de Nefrologia do CMMT (Marisa Roldão, Filipa Trigo e Ana Rita Ramos), foi integrada no conteúdo programático da disciplina de Ciências da Natureza. O objetivo foi explicar de uma maneira lúdica o sistema urinário e o seu funcionamento.

“Estamos aqui para vos ensinar a salvar os nefrónios”, incentivaram as dinamizadoras do projeto.

ÁUDIO | Marisa Roldão, Médica Interna do Serviço de Nefrologia do CHMT

Para além de uma apresentação teórica, os alunos puderam assistir à dissecação de um rim de porco pelas profissionais de saúde e realizar uma experiência prática sobre a filtração de um rim. Momentos vividos com um evidente entusiasmo e curiosidade.

A atividade desenvolvida promoveu também uma sensibilização sobre os hábitos de vida saudável a adotar para a prevenção da doença renal, entre os quais a prática regular de exercício físico, a redução do consumo de sal na dieta e a importância de uma correta hidratação diária.

A mesma ação será replicada na segunda-feira, 13 de março, na Escola Dr. António Chora Barroso, em Riachos.

Carla Paixão

Natural de Torres Novas, licenciada em jornalismo, apaixonada pelas palavras e pela escrita, encontrou na profissão que abraçou mais do que um ofício, uma forma de estar na vida, um estado de espírito e uma missão. Gosta de ouvir e de contar histórias e cumpre-se sempre que as linhas que escreve contribuem para dar voz a quem não a tem. Por natureza, gosta de fazer perguntas e de questionar certezas absolutas. Quanto ao projeto mais importante da sua vida, não tem dúvidas, são os dois filhos, a quem espera deixar como legado os valores da verdade, da justiça e da liberdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *