Em tempo de Festas da Cidade o CHMT – Centro Hospitalar do Médio Tejo vai promover uma iniciativa de saúde pública, oferecendo rastreios gratuitos da diabetes/obesidade, controlo da tensão arterial, e também testes rápidos à COVID-19. A iniciativa acontece no Dia da Cidade, esta terça-feira, 14 de junho, das 15h00 às 20h00, no Mercado Municipal. O atendimento é feito por ordem de chegada.
Uma equipa de profissionais de saúde do CHMT estará nesta ação, permitindo gratuitamente avaliar a glicémia, tensão arterial ou efetuar um teste à COVID-19, integrando este momento nas Festas da Cidade que regressaram dois anos após um interregno imposto pela pandemia da COVID-19, e que acabam no ia 15 de junho, quarta-feira, após seis dias de programação vasta para todas as idades, com muita música, gastronomia, artesanato, desporto e animação.
“Depois de os profissionais de saúde do CHMT terem estado dentro das quatro paredes da instituição na linha da frente do combate à pandemia, prestando cuidados de saúde à população de Abrantes e da região do Médio Tejo, o CHMT não quis deixar passar a oportunidade de, junto da população, num ambiente de proximidade e celebração, sensibilizar para riscos de algumas doenças que se podem ter agudizado devido à pandemia por falta de rastreio, como a diabetes, a obesidade e a hipertensão arterial”, refere-se em nota enviada à imprensa.
Casimiro Ramos, presidente do Conselho de Administração deste Centro hospitalar, refere ainda que “a saúde de proximidade é um dos pilares assistenciais do CHMT”, e enquadra a realização desta iniciativa de saúde pública.
“A cidade de Abrantes está em festa depois de dois anos de suspensão devido à pandemia. Não hesitámos em estar presentes com uma equipa de profissionais de saúde no Dia da Cidade de Abrantes para levar mensagens importantes de saúde pública à população: primeiro, queremos reforçar que a pandemia não acabou e é importante que cada um de nós mantenha medidas de autoproteção durante o verão, que sabemos que é uma altura de festas e reencontros. Não menos importante, vamos sensibilizar todos quantos nos quiserem visitar para a importância do diagnóstico precoce e rastreio de outras doenças graves que podem ter-se agravado nestes últimos dois anos e cuja abordagem é muito prioritária”, explica Casimiro Ramos.
“A população de Abrantes sabe que pode contar com o CHMT para cuidar da sua saúde”, termina.