A União das Freguesias da Chamusca e Pinheiro Grande anunciou que concorre às “7 Maravilhas da Cultura Popular”, na categoria de Músicas e Danças, com o Fandango do Ribatejo, através do Grupo de Danças e Cantares da Chamusca e do Ribatejo e do Rancho Folclórico e Etnográfico da S.I.R. do Pinheiro Grande.
Na categoria de Procissões e Romarias concorre com a Procissão dos Fogaréus. O tradicional Jogo do Quartão e o Enterro do Galo entram na categoria de Rituais e Costumes. A Lenda de Santa Maria do Pinheiro Grande concorre na categoria de Lendas e Mitos, enquanto as Verbenas de Verão na mesma localidade entram na categoria de Festas e Feiras.
A título póstumo, a Oficina de Cerâmica Ana Silva concorre na categoria de Artesanato. Foi há cerca de um ano que a artesã Ana Maria Sobral da Silva, com Oficina de Cerâmica na Rua Direita da Chamusca, foi assassinada pelo seu ex-companheiro.
Para concorrer às seis categorias, a União das Freguesias da Chamusca e Pinheiro Grande investiu 280 euros + IVA.
Até 1 de março decorre o prazo das candidaturas às 7 Maravilhas da Cultura Popular através do site 7maravilhas.pt.
“O que é uma Maravilha da Cultura Popular, num país onde a música, a dança, as lendas, as festas, as tradições, as máscaras, o artesanato e tantas outras coisas contribuem para fazer de Portugal um país ímpar? Pois é exatamente todo esse património que queremos trazer a público, para o valorizar com a pompa e circunstância que sempre mereceu”, refere a organização do evento, numa nota enviada à imprensa.