Tradição do "Espeta a Burra". Foto: CM Chamusca

A Junta de Freguesia de Ulme, no concelho da Chamusca, vai recriar a tradição do “Espeta a Burra” este domingo, dia 28 de abril, no casal do Vale do Junco, em Ulme.

Trata-se de uma atividade tradicional que o Centro de Apoio Social (Casulme), com o apoio da população de Ulme e da Junta Freguesia local, tem vindo a recriar ao longo dos últimos anos, em meio campestre, com trajes antigos e utilizando utensílios como a caldeira, alforges, cabaça de colorau ou infusas, não esquecendo a “burra”, ferro ou estrutura em madeira que se espeta no chão e que segura a caldeira ou panela.

A gastronomia e a forma artesanal de confecionar a refeição é apenas um pretexto para um dia de convívio entre a população.

Já esta semana, aquelas entidades realizaram o “Mini espeta a burra”, onde se procurou mostrar e recriar como se almoçava e brincava nos tempos dos “nossos avós”. “Valorizamos as nossas tradições e é fundamental criar raízes culturais e históricas nas nossas crianças”, refere a organização.

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *