O município da Chamusca descentralizou os serviços do Gabinete de Inserção Profissional (GIP), passando o atendimento a ser feito também em cada uma das freguesias do concelho. O objetivo é “garantir uma maior proximidade aos cidadãos” no que se refere à inserção profissional.
Além do atendimento diário no GIP da Chamusca (Rua Anselmo de Andrade, nº 53, entre as 9h30 e as 12h30), o serviços passam a ser disponibilizados nas Juntas ou delegação das Juntas de Freguesia, à terça-feira, entre as 10h00 e as 12h00: Pinheiro Grande, Carregueira e Arripiado (primeira terça-feira de cada mês); Vale de Cavalos (segunda terça-feira de cada mês); Ulme (terceira terça-feira de cada mês); Parreira e Chouto (quarta terça-feira de cada mês).
Criado em 2011, o GIP da Chamusca disponibiliza informação profissional a jovens e adultos desempregados, presta apoio na procura ativa de emprego e formação, disponibiliza acompanhamento personalizado aos desempregados em fase de inserção e reinserção profissional, capta ofertas de entidades empregadoras, divulga ofertas de emprego e encaminha para medidas de apoio ao emprego.
No centro desta resposta social está a preocupação da autarquia em “contrariar o fenómeno do desemprego no concelho da Chamusca, considerado um problema preocupante, a nível pessoal, social e económico”, refere o município em comunicado.