Entrada de touros na Chamusca. Foto: mediotejo.net

Com entrada livre e gratuita, a “semana maior” do concelho da Chamusca agrega as grandes paixões culturais e gastronómicas da região e reúne anualmente milhares de visitantes. Este ano, a Semana da Ascensão decorre entre os dias 13 e 21 de maio, anunciou a autarquia.

Em 2022, a Chamusca recebeu ao longo da Semana da Ascensão mais de 100 mil visitantes. Oriundos das mais diversas zonas do país, rumaram à vila chamusquense para conhecer as raízes, a cultura e as tradições daquela terra, considerada “O Coração do Ribatejo”, e para desfrutar dos mais variados espetáculos de música e de teatro, folclore e provas desportivas, assim como da tradicional gastronomia da região, tasquinhas, mostras de artesanato e de produtos regionais, noites de fado, atividades equestres ou taurinas.

De acordo com informação do Município da Chamusca, “este ano, o cartaz reúne, como sempre, artistas de renome, que prometem grandes concertos e espetáculos” a animar as nove noites da festa. O cartaz deverá ser conhecido nos próximos dias.

O expoente máximo da Semana da Ascensão é a tradicional Entrada de Toiros na Quinta-Feira de Espiga, dia 18 de maio, feriado municipal. Neste dia, festejam-se também os dons da terra, com a Tradicional Apanha da Espiga, nos campos da região.

É neste dia que a vila da Chamusca recebe milhares de aficionados, em busca da emoção de ver passar os toiros e vivenciar um espetáculo verdadeiramente mágico e único, numa onda de entusiasmo e emoção. A tarde é marcada pela tradicional corrida de toiros, na centenária Praça de Toiros da Chamusca.

“A Semana da Ascensão é uma festa de todos para todos, mas é muito mais do que os olhos e os ouvidos podem sentir. É um estado de alma e de sentir da população do concelho da Chamusca, onde é apresentada uma das mostras empresariais mais importantes da região, com o objetivo de promover o empreendedorismo, como motor sustentável, através da divulgação de atividades e oportunidades de negócio, aproveitando a potencialidade da região, para a atração de investimento e dinamização do tecido empresarial”, nota o Município.



Natural de Torres Novas, licenciada em jornalismo, apaixonada pelas palavras e pela escrita, encontrou na profissão que abraçou mais do que um ofício, uma forma de estar na vida, um estado de espírito e uma missão. Gosta de ouvir e de contar histórias e cumpre-se sempre que as linhas que escreve contribuem para dar voz a quem não a tem. Por natureza, gosta de fazer perguntas e de questionar certezas absolutas. Quanto ao projeto mais importante da sua vida, não tem dúvidas, são os dois filhos, a quem espera deixar como legado os valores da verdade, da justiça e da liberdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *