Autarcas da Chamusca na apresentação dolivro. Foto: CM Chamusca

Apresentada durante o 38.º Festival Nacional de Gastronomia, na Casa do Campino, em Santarém, a Carta Gastronómica do Ribatejo inclui 557 receitas recolhidas pela Confraria de Gastronomia do Ribatejo.

Trata-se de uma publicação da Entidade Regional de Turismo do Alentejo/Ribatejo, na qual constam diversas receitas tradicionais da Chamusca, disponibilidades por utentes do Lar da Santa Casa da Misericórdia, Universidade Sénior da União de Freguesias da Chamusca e Pinheiro Grande e da Casulme – Centro de Apoio Social de Ulme.

São receitas antigas recolhidas nos 11 concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo. A obra é composta por dois volumes e reflete também sobre os aspetos históricos da alimentação do Ribatejo, nomeadamente, da importância dos produtos da terra, como a carne de toiro bravo.

No lançamento da Carta, os municípios representados no livro apresentaram uma mesa com alguns das receitas e produtos contidos no guia.

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.