Procissão dos Fogaréus sai à rua na Chamusca na noite de sexta-feira. Foto: Município da Chamusca

Num ritual que já se perde no tempo, a Procissão dos Fogaréus, também conhecida como Procissão do Senhor da Misericórdia, é a mais antiga e emblemática manifestação religiosa do concelho da Chamusca.

A procissão tem início na Igreja da Misericórdia e paragem obrigatória em diversos templos da vila (Igreja do Senhor da Misericórdia, Igreja Matriz, Igreja de S. Pedro, Igreja de Nossa Senhora das Dores), nos Bombeiros Voluntários e na Unidade de Cuidados Continuados, terminando com o regresso à Igreja da Misericórdia, num cortejo de fé que prevê a presença de centenas de pessoas neste cerimonial que consagra a religiosidade dos Chamusquenses.

A procissão realiza-se à luz das velas, archotes e candeias. O silêncio, a sonoridade da banda, as portas abertas, a multidão em largos e esquinas, ou as famílias em cada varanda, fazem desta manifestação religiosa um enorme abraço de reencontro da Chamusca com os filhos da terra.

As celebrações da Semana Santa na Chamusca que tiveram início no Domingo de Ramos, 2 de abril, com a missa de Ramos – Bênção dos Ramos na igreja da Misericórdia e da procissão até à Igreja Matriz, seguido da Via Sacra a caminho do Senhor do Bonfim.

Na quinta-feira Santa, 6 de abril, prosseguem as solenidades com a missa da última ceia, com Lava-Pés, pelas 21H00, seguida de Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Na Sexta-feira Santa as celebrações têm início pelas 15 horas, com a Celebração da Paixão e Morte do Senhor e Adoração da Cruz, na Igreja Matriz, seguido da Descida do Senhor da Misericórdia e Adoração da Cruz, na Igreja da Misericórdia. O dia termina com a procissão do Senhor da Misericórdia ou dos Fogaréus, pelas 21H30, numa organização da Santa Casa da Misericórdia da Chamusca, com a colaboração da Paróquia de São Brás (Chamusca) e o apoio da Câmara Municipal da Chamusca.

O Sábado Santo, 8 de abril, será marcado pela Subida do Senhor da Misericórdia, na igreja da Misericórdia, seguido da Vigília Pascal, na igreja Matriz, pelas 22H00.

As solenidades religiosas da Semana Santa na Chamusca terminam no Domingo da Ressurreição, 9 de abril, com uma missa, na igreja Matriz.

Natural de Torres Novas, licenciada em jornalismo, apaixonada pelas palavras e pela escrita, encontrou na profissão que abraçou mais do que um ofício, uma forma de estar na vida, um estado de espírito e uma missão. Gosta de ouvir e de contar histórias e cumpre-se sempre que as linhas que escreve contribuem para dar voz a quem não a tem. Por natureza, gosta de fazer perguntas e de questionar certezas absolutas. Quanto ao projeto mais importante da sua vida, não tem dúvidas, são os dois filhos, a quem espera deixar como legado os valores da verdade, da justiça e da liberdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *