O Ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva, deslocou-se à vila da Chamusca no dia 9, em plena Semana da Ascensão, a fim de tomar contacto com o trabalho que está a ser feito a nível social no Concelho.
Recebido nos Paços do Concelho pelo Presidente da Câmara, Paulo Queimado, pela Vereação, Presidentes de Junta, representantes das IPSSs e dirigentes de instituições concelhias e distritais, o Ministro ouviu da boca do edil os vários projetos dinamizados no Concelho a nível social envolvendo as crianças, os jovens e os seniores.
Paulo Queimado destacou o projeto Nylons e Popelinas, com o slogan “Aqui nem os trapos são velhos”, um desafio lançado às juntas de freguesia e IPSSs que registou uma “adesão impressionante” e que revelou uma apetência e sabedoria acumuladas sobretudo a nível dos lavores.
Referiu-se ainda ao trabalho realizado com os séniores através das universidades e academias espalhadas por todas as freguesias e que envolvem quase 300 pessoas.
Vieira da Silva começou por dizer que era a segunda vez que naquele dia estava no distrito. De manhã participou num debate sobre o envelhecimento da população em Santarém. A visita à Chamusca “fechou com chave de ouro” o dia dedicado à economia social.
“Estamos a viver um momento forte de recuperação económica”, afirmou o Ministro dando como exemplo as estatísticas do desemprego que há mais de uma década não eram tão baixas, cerca de 400 mil pessoas. “Estamos a reduzir significativamente o número de desempregados”, sublinhou.
Na sua perspetiva, “iniciativas como a Feira Social são de enorme importância e interesse que reforçam a coesão social do Concelho mas reforçam também a sustentabilidade e visibilidade do trabalho destas instituições, o que é muito valioso”
Depois da oferta de lembranças da Autarquia, a comitiva visitou a Feira Social parando em cada um dos stands: Unidade de Cuidados na Comunidade / Liga Portuguesa Contra o Cancro, Projeto Fermenta – A Avó veio Trabalhar, Santa Casa da Misericórdia da Chamusca, Universidade Sénior da União de Freguesias da Chamusca e Pinheiro Grande, Centro de Apoio Social da Carregueira, ASUFPC – Academia Senior da União de Freguesias da Parreira e Chouto, ASVC – Academia Senior de Vale de Cavalos, CASP – Centro de Apoio Social da Parreira, CASC – Centro de Apoio Social do Chouto, CSPG – Convívio Senior do Pinheiro Grande, Aconchego – Centro de Apoio Social de Vale de Cavalos, Casulme – Centro de Apoio Social de Ulme.
No final da visita, o Ministro procedeu à inauguração do novo conceito da loja solidária, agora denominada A Botica, projeto incluído no Plano de Ação da Rede Social concelhia, que procura dar resposta a dificuldades das famílias vulneráveis do concelho. Quem olhar para o espaço poderá pensar estar num qualquer pronto-a-vestir, mas na realidade aquelas peças, novas e usadas, são doadas para serem trocadas ou distribuídas aos mais carenciados.
O seu funcionamento é assegurado por técnicos da área social e por voluntários do Banco Local de voluntariado do concelho da Chamusca.