A moda dos baloiços panorâmicos chegou ao concelho da Chamusca, em concreto à freguesia de Ulme. Por iniciativa da Junta, está disponível desde o dia 10 de abril o chamado “Baloiço do Pinéu”, que resulta de uma instalação artística no âmbito do Pin’Arte – programa de artes urbanas em contexto rural da freguesia de Ulme.
“Esperamos que seja um lugar de passeio, relaxe e que capte visitantes à nossa terra”, augura a Junta de Freguesia numa nota publicada na sua página no Facebook.
Para a construção do baloiço a junta contou com o apoio do proprietário do terreno, António Frazão Pedroso, do Município da Chamusca, da empresa Leais & Oliveira, e de vários voluntários que ajudaram a pôr de pé a estrutura, a embelezá-la e a arranjar a zona envolvente.
Para se chegar lá, basta seguir de Ulme para a ladeira da fábrica das águas, subir e virar à direita onde acaba o alcatrão. Depois, seguir em frente no caminho de terra batida.
Lá chegados, os visitantes podem deliciar-se com a panorâmica sobre os vales verdejantes dos arrozais, imagem de marca do vale de Ulme. Ao longo do ano, podem observar e acompanhar o ciclo do arroz nas suas diversas fases de produção. Do alto, ainda se avista a planície, o Tejo e a Serra de Aire e Candeeiros.
A junta apela para que os visitantes cooperem na manutenção do espaço, evitem aceder ao local em veículos motorizados (pode-se estacionar a 150 metros do baloiço) e que nesta fase pandémica evitem aglomerados.
No Facebook foi criada uma página dedicada ao novo Baloiço do Pinéu (nome dado aos naturais de Ulme).