Feitas as contas, foram mais as pessoas que acompanharam a Semana da Ascensão na Chamusca em versão online do que as que participaram ao vivo nas edições anteriores. Os números falam por si e revelam o alcance que têm as redes sociais na projeção de eventos.
Segundo os dados divulgados pelo Município da Chamusca, a Semana da Ascensão, que decorreu de 16 a 24 de maio, nas diferentes plataformas digitais, registou 708 mil pessoas alcançadas. Os vídeos publicados durante os nove dias de festa conseguiram 75 mil interações e continuam disponíveis online.
No total foram 3.600 minutos emitidos em direto, de que resultaram 4.100 partilhas de publicações em nove dias.
Além disso, primeira vez o principal evento da Chamusca conseguiu projeção internacional, sendo acompanhada pelas comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo. França, Brasil, Suíça e Reino Unido foram os países estrangeiros que mais viram, à distância, a Ascensão 2020.
Estes resultados agradaram ao presidente da Câmara, Paulo Queimado, que realçou o “feedback muito bom, maravilhoso”, da população. Para o autarca, “o importante foi que os chamusquenses sentissem que não ia haver um vazio” durante o período da Ascensão. “A festa é o tempo do recomeço, como um ano novo para todos os chamusquenses, um renascer da natureza e do nosso sentimento de pertença a esta comunidade. Não podíamos deixar de assinalar, de alguma forma, este sentimento de pertença da Ascensão”, frisa Paulo Queimado.
Ao longo dos nove dias, e para não deixar esquecer a Ascensão e manter viva a tradição e o espírito da festa, a Câmara preparou uma programação diversificada que passou sobretudo pelas redes sociais. Diariamente foram transmitidos em direto concertos ao vivo, seguidos por milhares de pessoas. Uma Semana da Ascensão diferente – “Em casa como nunca, memorável como sempre” – que se deveu à pandemia de covid-19 e à necessidade de confinamento.