A ocorrência de roubos e de atos de vandalismo obrigaram a Câmara Municipal da Chamusca a adotar restrições de acesso e circulação em algumas estradas do concelho, particularmente nas estradas do campo, no período entre as 19h00 e as 07h00, sendo apenas permitida a circulação e acesso a veículos autorizados.

Já em vigor desde julho, a medida surgiu sob proposta da Comissão Municipal de Trânsito e tem subjacente uma questão de segurança e a manutenção da atividade agrícola.

“O Município da Chamusca tem uma localização propícia para o desenvolvimento da atividade agrícola, sendo que a economia rural é garantia de subsistência de muitas famílias, é criadora de postos de trabalho e tem sobrevivido às diversas dificuldades que lhe são impostas”, sublinha a autarquia.

No entanto, nos últimos tempos têm-se registado roubos de material, equipamentos e maquinaria agrícola e alguns atos de vandalismo o que representa um prejuízo para a atividade agrícola.

Nas últimas semanas, alguns dos sinais que informam sobre as restrições de acesso e circulação naquelas vias desapareceram.

Para solicitar a autorização de circulação, os requerentes têm de preencher um requerimento disponível na autarquia ou no site oficial.

Os condicionamentos abrangem os seguintes locais, estradas e acessos:

  • Dique Grande do Arripiado;
  • ER C30;
  • EM 1378;
  • Acesso ao campo via Travessa do Algaz, Carregueira;
  • Acesso ao campo via rua da Barca, Carregueira;
  • Acesso ao campo via rua Arneiros dos Outeirinhos, Carregueira;
  • Acesso ao campo via rua dos Outeirinhos, Carregueira;
  • Acesso ao campo via Estrada do Asilo, Carregueira;
  • Acesso ao campo via Estrada das Vinhas Velhas, Pinheiro Grande;
  • Estradão acesso EM 1378, junto à rotunda do Pinheiro Grande;
  • Estradão acesso início EM 1378, junto à ETAR do Pinheiro Grande;
  • Pontão do Casal Velho, Pinheiro Grande, acesso ao rio Tejo;
  • Areolas, estrada de acesso ao rio Tejo;
  • ER C38;
  • ER C32;
  • EM 1381 (Estrada do Moinho);
  • ER C47 (Acesso ao campo via Porto das Mulheres);
  • Acesso ao campo via EN 368-1 Desclassificada
  • ER C33;
  • EM 1380 (Estrada das Pedreiras);
  • ERC 44 (Acesso ao campo via Quinta da Murta);
  • Entrada Sul da Vila da Chamusca, acesso à EM 1380;
  • EM 1384.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

Leave a Reply