Escola Básica e Secundária da Chamusca requalificada em investimento de 5 ME. Foto: CMC

A Escola Básica e Secundária da Chamusca está a ser requalificada, prevendo-se a conclusão das obras no próximo ano, num investimento de cinco milhões de euros, indicou o município. A Chamusca recebe no sábado o II Encontro de Educação, este ano com o mote “Metamorfose – Empatia e Educação – conexão, pensamento e emoção”.

A intervenção na Escola da Chamusca, que decorre sem a necessidade de interrupção da atividade letiva, contempla a construção de três pavilhões, um auditório e um refeitório, sendo que algumas destas valências já se encontram numa fase avançada de obra.

O arranque do novo ano escolar no concelho da Chamusca foi marcado por uma visita à primeira fase da obra de Requalificação da Escola Básica e Secundária e pela inauguração do bloco B, que está completamente concluído e onde vão ser lecionadas as aulas ao ensino secundário.

A requalificação da Escola Básica e Secundária da Chamusca contempla um investimento de mais de cinco milhões de euros, dos quais um milhão e 77 mil euros correspondem a financiamento por parte do FEDER e um milhão e 268 mil euros a despesa pública, ou financiamento efetivo. O restante valor, não comparticipado, na ordem do dois milhões e 454 mil euros será suportado pelos cofres do Município, ao que acresce ainda as despesas relacionadas com o aluguer dos módulos, no valor de cerca de 450 mil euros, e o equipamento/mobiliário no valor de 400 mil euros.

Chamusca recebe no sábado o II Encontro de Educação

O Cineteatro da Chamusca recebe este sábado, 16 de setembro o II Encontro de Educação, este ano subordinado ao tema “Metamorfose – Empatia e Educação – conexão, pensamento e emoção”, numa organização do Município da Chamusca.

Esta iniciativa dirigida a todos os profissionais nas áreas da educação formal e não formal e aos encarregados de educação pretende mostrar e refletir sobre saberes, projetos e experiências pedagógicas transformadoras e promotoras de aprendizagens.

Chamusca | Escola Básica e Secundária requalificada em investimento de 5 ME. Foto: CMC

A iniciativa tem início às 09h00 e a sessão de abertura conta com a intervenção de Paulo Queimado, presidente da Câmara Municipal da Chamusca, Cláudia Moreira, vereadora da Educação, e de António Gouveia, diretor do Agrupamento de Escolas.

O encontro conta com a participação de especialistas na área da investigação da infância e do brincar, intervenção assistida por animais e neuropsicologia e psicoterapia em neurociência e é constituído por três painéis, que abordam temas tão diversificados, tais como “Conexão – O Compromisso Coletivo para o Sucesso Escolar”, “Emoção e Empatia como Caminhos para a Aprendizagem” e “Pensar a Empatia na Transformação da Educação”.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *