Reunião da Câmara da Chamusca. Foto: mediotejo.net

A Câmara Municipal da Chamusca aprovou por unanimidade um conjunto de isenções destinadas a apoiar os operadores comerciais do concelho que foram afetados pela pandemia de Covid-19, entre eles a isenção do pagamento de rendas, taxas de esplanadas, e taxas de publicidade dos estabelecimentos comerciais.

Na reunião de Câmara do dia 2 de junho, a primeira presencial desde que surgiu a pandemia, foi aprovada a isenção do pagamento das rendas de todos os estabelecimentos comerciais concessionados pelo Município, a isenção do pagamento das taxas de utilização do espaço público (com esplanadas, por exemplo) e ainda a isenção do pagamento das taxas de publicidade dos estabelecimentos.

Estas medidas têm uma duração de seis meses, com início a 1 de abril e fim a 30 de setembro, “sem prejuízo do referido prazo poder ser prorrogado ou de as mesmas virem a ser adaptadas, de acordo com a avaliação da situação em cada momento”, segundo a proposta.

O Presidente da Câmara propôs estas medidas considerando “o momento absolutamente excecional e os imensos desafios que a pandemia de Covid-19 exige”.

Para Paulo Queimado (PS) “os tempos excecionais que estamos a viver exigem de todos responsabilidade, mas também medidas que minimizem os impactos negativos de uma contenção generalizada na circulação de pessoas, com efeitos no comércio local e na economia das famílias”.

O autarca refere ainda a “absoluta necessidade de preservação do tecido empresarial como salvaguarda à atividade económica e empregabilidade, e de apoiar os empresários que nas fases de desconfinamento têm vindo a alterar e a adaptar procedimentos e serviços”.

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.