Os padres do Chouto e de Vale de Cavalos, no concelho da Chamusca, pediram à Câmara apoios para alguns melhoramentos nas respetivas igrejas.
No caso da igreja de Nossa Senhora do Chouto, o pároco solicitou apoio financeiro do município para substituição dos bancos. Argumenta o clérigo que, com a pandemia, as missas foram suspensas e deixou de haver ofertórios, tendo a paróquia reduzido em muito as suas receitas.
Na reunião extraordinária de 31 de maio, a câmara aprovou assinar um protocolo de colaboração administrativa e financeira com a fábrica da igreja paroquial da Nossa Senhora do Chouto, através do qual a autarquia apoia com 25 por cento o valor da substituição dos bancos da igreja, ou seja, 2.878 euros.
No caso da igreja Matriz de Vale de Cavalos, está em causa a reabilitação e restauro do suporte do altar colateral, bem como o restauro da imagem em Roca na Santa Luzia e de Nossa Senhora do Rosário que se encontram em estado de degradação, segundo o pároco local.
Com o mesmo critério, a câmara apoia com 25 por cento do custo total destas intervenções, numa comparticipação de 1.752 euros.